- Detalhes
- Categoria: Geral
- Acessos: 8
Tivemos hoje a triste notícia do falecimento de Amável Alves, que pertenceu à direcção da FECTRANS, sendo o seu primeiro coordenador nacional.
Amável Alves foi um trabalhador, activista e dirigente sindical muito empenhado na defesa dos interesses de classe dos trabalhadores, incentivando o debate de ideias, de modo a criarem-se as melhores condições para a luta reivindicativa no sentido da valorização do trabalho e dos trabalhadores.
- Detalhes
- Categoria: Geral
- Acessos: 244
Portugal continua a ser fustigado pelas desigualdades, com os lucros das grandes empresas a aumentar e a parte salarial a baixar, agravando injustiças na repartição do rendimento. Pese embora a evolução salarial registada em muitas empresas e sectores, no quadro do desenvolvimento da acção reivindicativa e da luta, os salários estão, em geral, praticamente estaganados e/ou congelados, desde logo na Administração Pública.
- Detalhes
- Categoria: Geral
- Acessos: 1961
No âmbito do plenário convocado pelo STML, os trabalhadores do Complexo de Marvila concentraram-se hoje, dia 24 de Janeiro nos Paços do Concelho. O objetivo desta ação de denúncia e protesto passou pela entrega ao Presidente da CML de um abaixo-assinado exigindo a resolução dos problemas que os atingem nos seus direitos, concretamente no plano das suas condições de trabalho. Neste local de trabalho, operando no período diurno e noturno, laboram aproximadamente 60 trabalhadores no desempenho de várias funções, maioritariamente conotadas à Limpeza Urbana (remoção de resíduos sólidos).
Recebidos pelo Vice-Presidente da CML, Duarte Cordeiro, foi assumido a realização de uma reunião nos próximos dias no Complexo de Marvila com os trabalhadores, STML e Chefias várias da Direcção Municipal da Higiene Urbana. Soluções urgentes equacionam-se face aos problemas identificados, passando impreterivelmente por decisões visíveis e consequentes.
Relembramos, no essencial, os fundamentos e as reivindicações do documento subscrito por cerca de 80% dos trabalhadores deste local de trabalho.
No Complexo de Marvila as condições do atual edificado e a ausência de uma eficaz organização dos materiais e equipamentos aí armazenados têm nos últimos meses provocado profundos constrangimentos aos trabalhadores afetos a este local de trabalho da responsabilidade da DMHU/DHU/DLU.
Considerando não estarem reunidas e muito menos respeitadas as condições de saúde, segurança e higiene no trabalho, há muito identificadas pela própria Câmara Municipal através dos relatórios produzidos pelo Departamento de Saúde, Higiene e Segurança (DSHS), não se compreende como se tem protelado a resolução dos inúmeros problemas que afetam negativamente a vida de quem diariamente exerce as suas responsabilidades profissionais neste local de trabalho.
Verifica-se, a título de exemplo, a ausência de um espaço condigno para refeições ou de um espaço de lazer. Acresce, atual e objetivamente, um local apropriado à informação sobre a organização do trabalho, nomeadamente no que é denominado pela 'hora do ponto', momento em que são atribuídas os circuitos a realizar e respetivas equipas. Observa-se ainda o facto de muitas vezes os trabalhadores serem impelidos a esperar em espaço aberto, sujeitos às intempéries típicas desta época do ano. Soma-se a existência de uma caldeira que não responde eficazmente, em termos de quantidade de água quente, face ao atual número de trabalhadores (do período diurno e noturno).Agravam-se por esse motivo, com a chegada do inverno (frio e chuva), os riscos evidentes para a sua saúde e integridade física.
Ler mais: TRABALHADORES DO COMPLEXO DE MARVILA EXIGEM RESPOSTAS URGENTES AOS SEUS PROBLEMAS!
- Detalhes
- Categoria: Geral
- Acessos: 1923
A União dos Sindicatos de Lisboa/CGTP-IN, acompanhou de perto e viveu a angústia dos 463 trabalhadores, da fábrica da Triumph, esmagadora maioria mulheres, apoiadas pelo Sindicato dos Têxteis, deram uma demonstração de resistência, unidade e luta, após estarem desde Novembro de 2017, sem receber salário, não desarmaram durante 20 dias consecutivos à porta da empresa, para que não saísse nada das instalações da Fábrica.
Passaram dias e noites frias, apenas abrigadas por umas lonas, aquecidas por um fogareiro e pela solidariedade prestada pela população, pequeno comércio local e trabalhadores, e também do Movimento Sindical Unitário da CGTP, que com elas estiveram durante 24 horas.
Ler mais: GRANDE DEMONSTRAÇÃO DE RESISTÊNCIA, UNIDADE E LUTA DAS TRABALHADORAS DA TRIUMPH!
- Detalhes
- Categoria: Geral
- Acessos: 1811
Prosseguem as ações da Campanha “Valorizar o Trabalho – Valorizar os Trabalhadores - uma campanha de direitos centrada nos locais de trabalho, que reforça os sindicatos e a sua acção na defesa dos direitos dos trabalhadores; que reforça a ligação da CGTP-IN e das suas estruturas a quem trabalha; que incrementa a capacidade de intervenção e luta dos trabalhadores e trabalhadoras pelo direito ao trabalho com direitos e por uma sociedade mais justa, num Portugal com futuro.
Ler mais: CAMPANHA "VALORIZAR O TRABALHO - VALORIZAR OS TRABALHADORES, ESTEVE NA SAINT-GOBAIN!
- Detalhes
- Categoria: Geral
- Acessos: 1905
Ontem, 17 de Janeiro, uma delegação do SNTCT, entregou na Assembleia da Republica, a Petição pela Renacionalização dos CTT enquanto os restantes membros da Direcção Nacional do SNTCT e Delegados Sindicais aguardavam no exterior.
Por impossibilidade de agenda do Senhor Presidente da Assembleia da República, o Sindicato foi recebida pelo Vice-Presidente Dr. Jorge Lacão.
Ler mais: 9 MIL ASSINATURAS PELA RENACIONALIZAÇÃO DOS CTT, ENTREGUES NA ASSEMBLEIA DA REPUBLICA
- Detalhes
- Categoria: Geral
- Acessos: 1783
- Detalhes
- Categoria: Geral
- Acessos: 2314
O Orçamento do Estado para 2017, Lei nº 42 publicada hoje, dia 28 de Dezembro de 2016, dispõe novamente, que no sector privado os subsídios de Férias e Natal serão pagos 50% por inteiro e 50% em duodécimos, numa lógica de continuar reduzir a retribuição dos trabalhadores para 12 meses. No entanto, se o trabalhador quiser pode fazer valer o pagamento dos respectivos subsídios por inteiro, nos termos da contratação colectiva e do Código do Trabalho, bastando para tal, enviar uma declaração à administração da empresa, com essa sua vontade (DESCARREGAR AQUI A DECLARAÇÃO). Essa declaração tem que ser enviada para as entidades patronais nos 5 dias seguintes à entrada em vigor do Orçamento do Estado (até ao dia 6 de Janeiro). Resistir ao pagamento dos subsídios de Férias e de Natal em duodécimos é defender a sua própria existência!
- Detalhes
- Categoria: Geral
- Acessos: 2711
- Detalhes
- Categoria: Geral
- Acessos: 2239
O Conselho Português para a Paz e Cooperação, a União dos Sindicatos de Lisboa/CGTP e um conjunto de outras organizações em defesa da paz e solidariedade subscrevem uma posição conjunta contra a realização da Cimeira da NATO, que se vai realizar em Varsóvia, no próximo dia 8 de Julho. No mesmo dia na Rua do Carmo, em Lisboa, vai se realizar uma acção conjunta, às 18 horas, contra a Cimeira da NATO e em defesa da Paz. Como é reconhecido, a NATO e os seus membros intervieram directamente ou apoiaram intervenções militares em países da Europa, do Médio Oriente, de África e da Ásia Central. A NATO bombardeou a Jugoslávia e é responsável pela desestabilização, violência e guerra que marcam hoje a realidade do Iraque, da Líbia, da Síria, do Afeganistão ou da Ucrânia. Ao contrário do que foi anunciado, por muitos Orgãos de comunicação social, em nenhumas destas intervenções o objectivo ou o resultado foi a paz, a Democracia para os seus povos, mas a morte a destruição, o drama de milhões de refugiados, assim como o aumento do domínio sobre os seus recursos por parte de grandes empresas de países membros da NATO.
- GREVE NA SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE LISBOA A 1 DE JULHO
- REFERENDO NO REINO UNIDO: HÁ QUE RESPEITAR O VOTO SOBERANO DO POVO!
- 35ª CORRIDA INTERNACIONAL DE ATLETISMO DO 1º DE MAIO USL/CGTP-IN
- LUTA NA BA VIDRO DO NATAL AO ANO NOVO!
- TRABALHADORES DA LOGÍSTICA DO CONTINENTE EM LUTA!
- FERROVIÁRIOS REALIZAM PLENÁRIO JUNTO À ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA - SÓ COM A LUTA SE CONSTRÓI A MUDANÇA DE POLÍTICA NECESSÁRIA!