- Detalhes
- Categoria: Propaganda
- Acessos: 2856
A luta dos trabalhadores foi crucial para derrotar o Governo PSD/CDS e travar o agravamento da exploração e empobrecimento do povo e do país. Foi com a luta que os trabalhadores conseguiram o aumento do Salário Mínimo Nacional (SMN), recuperar os feriados roubados e a reposição das 35 horas na administração pública.
Mas a luta não pode parar! Portugal continua a ser um país de profundas desigualdades sociais. Em 1975, 60% da riqueza nacional era para salários, hoje não chega a 34%. Vamos continuar a lutar pelo aumento dos salários e do rendimento das famílias, pelo o aumento do SMN para 600€.
Ler mais: VAMOS CONSTRUIR UM GRANDE 1º DE MAIO! - 14H30 - MARTIM MONIZ - ALAMEDA
- Detalhes
- Categoria: Propaganda
- Acessos: 905
- Detalhes
- Categoria: Propaganda
- Acessos: 3163
Reunidos em plenário no passado dia 20 de Janeiro, os dirigentes dos sindicatos do distrito de Lisboa aprovaram o Plano de Actividades da União dos Sindicatos de Lisboa para o ano de 2017.
Neste novo quadro, a luta dos trabalhadores reafirmou-se como decisiva para a obtenção de importantes avanços, nomeadamente a reposição dos salários e das 35 horas de trabalho semanal aos trabalhadores da Administração Pública, a devolução dos quatro feriados roubados, a redução progressiva da sobretaxa do IRS com vista à sua eliminação, o aumento do salário mínimo nacional, a reversão das privatizações das empresas públicas de transportes e a não publicação de avisos de caducidade das convenções colectivas, a gratuitidade dos manuais escolares para o primeiro ciclo, a redução do valor das taxas moderadoras na saúde, entre outras medidas positivas.
Ler mais: PLENÁRIO DE SINDICATOS DA USL APROVA PLANO DE ACTIVIDADES PARA 2017
- Detalhes
- Categoria: Propaganda
- Acessos: 2598
A CGTP-IN realizou, no dia 11 de Outubro no Teatro da Trindade, em Lisboa, a apresentação do II Volume “Contributos para a História do Movimento Operário e Sindical”; numa cerimónia inserida nas comemorações do 46º aniversário da central sindical, ocorrido no passado dia 1 de Outubro. Obra alicerçada em factos documentados e vividos, o livro “Contributos para a História do Movimento Operário e Sindical: 1977-1989” resulta do contributo de sindicalistas que participaram activamente na intensa vida sindical e no quase sempre acirrado combate político durante o período abordado, pelo que flui nele a carga emotiva de quem tomou parte nos acontecimentos de forma engajada, num tom por vezes carregado, mais próximo do usado à época do que do hodierno e anódino politicamente correcto. Os acontecimentos e os seus intervenientes, pessoas e instituições, são expostos em imagens com as cores fortes, vividas, do momento em que ocorreram, sem filtros nem embotadas pelo tempo e pelas conveniências.
A par do relato da luta por melhores condições de vida e de trabalho, estes Contributos são também a história do combate por princípios e valores inscritos na Constituição da República, alguns só até à revisão de 1989, como sejam a defesa da reforma agrária, do sector empresarial do estado ou da irreversibilidade das nacionalizações. Este foi um combate desigual porque a contra-revolução já se instalara no poder e usava o aparelho de Estado para destruir as conquistas de Abril. Houve assassínios, bombas, incêndios e assaltos a instalações de partidos de esquerda, designadamente do PCP e do MDP/CDE, de sindicatos e uniões), a GNR e a polícia de choque foram usadas para tentar impor a lei da força face às investidas contra-revolucionárias.
- Detalhes
- Categoria: Propaganda
- Acessos: 2726
Quem fez o 25 de Abril, com coragem e sacrifícios pessoais e familiares, fê-lo para que filhos e netos fossem felizes e vivessem melhor, num Portugal desenvolvido e de progresso social, democrático, justo, solidário e soberano.
- Detalhes
- Categoria: Propaganda
- Acessos: 2789
No dia 24 de Janeiro vai haver eleições Presidências. Os trabalhadores Portugueses devem votar em quem defenda um novo rumo para Portugal, que esteja comprometido com os valores de Abril, que defenda e faça cumprir a Constituição da Republica Portuguesa. Os trabalhadores devem ir votar em quem defenda o desenvolvimento, que exija mais justiça Social, que tenha a coragem de afrontar os interesses que põem em causa a independência nacional e a soberania de Portugal.
- Detalhes
- Categoria: Propaganda
- Acessos: 3014
A NATO anunciou a realização de um dos maiores exercícios militares das últimas décadas em Portugal e Espanha. As manobras militares previstas para o período de 28 de Setembro até 6 de Novembro, constituem mais um exemplo da postura intimidatória e agressiva do imperialismo patente no crescente número de guerras, ocupações, e bloqueios, nas quais se destacam as forças militares da NATO, dirigidas pelos EUA, com a participação dos seus aliados europeus. Uma associação que teve como consequência a invasão do Iraque e do Afeganistão, depois do encontro entre Bush, Blair, Aznar e Barroso nos Açores.
- Detalhes
- Categoria: Propaganda
- Acessos: 3554
Num comunicado dirigido aos trabalhadores, o SNTCT alerta para os riscos do banco de horas. O banco de horas individual vai levar à redução da remuneração auferida pelos trabalhadores, por exemplo, podem deixar de ser pagas as horas extraordinárias. Torna mais flexível a fixação dos horários de trabalho diários, semanais e mensais, ou seja, o trabalhador pode trabalhar 10 horas em alguns dias ou 50 horas por semana, por exemplo, e apenas cinco noutras ou até mesmo folgar noutros dias (perdendo todos os subsídios), compensando o que trabalhou a mais.
Ler mais: SNTCT ALERTA TRABALHADORES CONTRA O BANCO DE HORAS!
- Detalhes
- Categoria: Propaganda
- Acessos: 3177
O Jornal da Fiequimetal já está nos locais de trabalho, as acções de luta que a CGTP-IN agendou para este mês de Março, começando já pela grande manifestação nacional do próximo sábado, dia 7, têm o maior destaque nesta edição. No jornal publica-se uma entrevista com dirigentes da Fiequimetal Jovem, que falam sobre os problemas da juventude, que nos sectores da indústria e ambiente onde intervêm e do esforço de esclarecimento, organização e mobilização dos jovens que está a ser feito. Juventude que também tem jornada de luta marcada para o dia 28 de Março com a realização de uma manifestação em Lisboa.
- Detalhes
- Categoria: Propaganda
- Acessos: 902
Marchamos porque sabemos que é possível, pela via da luta organizada e com a força de quem trabalha, inverter o rumo que o nosso país leva. Marchamos e lutamos porque queremos um país próspero e com justiça social. Queremos mais escolas e melhor ensino, queremos mais e melhores cuidados de saúde a que todos tenhamos acesso, queremos mais apoios nas prestações sociais, não queremos ver tribunais a encerrar e a justiça mais longe da maioria do povo, queremos serviços públicos e essenciais acessíveis a todos, melhores transportes e comunicações, energia e combistíveis que possamos pagar, queremos a água, o tratamento e recolha de resíduos públicos e não um negócio para os ricos e poderosos.
Marchamos porque é preciso pôr fim à exploração e ao empobrecimento dos trabalhadores e do povo!
Ler manifesto a distribuir no distrito; Ler manifesto da Inter-Reformados Lisboa; ver cartaz da marcha nacional; ver pano a colocar no distrito.
- CGTP-IN CONVOCA MANIFESTAÇÃO NACIONAL - 10 DE JULHO EM LISBOA!
- 21 DE JUNHO ÀS 15H30 - MANIFESTAÇÃO EM LISBOA - GOVERNO RUA!
- SEMANA DE LUTAS - 26 A 31 DE MAIO!
- 40 ANOS DO 1º DE MAIO EM LIBERDADE!
- PROPAGANDA PARA A MARCHA ATÉ SÃO BENTO - 27 DE FEVEREIRO
- 1 DE FEVEREIRO - MANIFESTAÇÃO - 15 HORAS - CAIS DO SODRÉ!
- LUTAS NO DISTRITO DE LISBOA!
- BASTA DE ROUBOS E MENTIRAS! 19 DE DEZEMBRO - VIGÍLIA EM BELÉM DE INDIGNAÇÃO E PROTESTO!