A Revolução de Abril constituiu um grande marco na história de Portugal. Foi a concretização da vontade do Povo, em poder construir, em liberdade, uma sociedade democrática, justa e inclusiva.

As comemorações populares do 49º Aniversário do 25 de Abril, assume maior importância face ao momento em que vivemos de perda de poder de compra dos salários e das pensões do aumento do custo de vida. O Movimento Sindical Unitário vai estar presente e em força a partir das  14h30  no Marquês de Pombal.

Foi com o 25 de Abril que se conquistaram-se  liberdades e garantias, direitos políticos, laborais, sociais e culturais, afirmou-se a soberania e independência nacionais – princípios, direitos e garantias consagrados na Constituição da República Portuguesa.

Persistem discriminações por género, idade, deficiência, origem étnica ou carências de ordem socioeconómica que se agravaram com a pandemia COVID 19 e, agora com o aumento do custo de vida que está a criar cada vez mais desigualdades em Portugal.

Há, pois, que continuar a lutar para cumprir Abril porque cumprir Abril é garantir que todos os portugueses tenham acesso a pensões, reformas e salários dignos, à saúde, educação, cultura, habitação. Cumprir Abril é contribuir para a construção de uma sociedade em que se possa viver com dignidade, num meio ambiente amigo da natureza, em que a Paz, o diálogo e a cooperação entre as Nações e os Povos sejam uma realidade.

Para cumprir Abril é preciso combater a pobreza e o agravamento das desigualdades sociais. Nesse combate ocupa lugar de destaque a valorização dos direitos laborais, pondo fim à precarização do trabalho e aos baixos salários, mas, também, é preciso aumentar as reformas e pensões e garantir uma efetiva proteção dos grupos sociais mais vulneráveis e marginalizados.

Face ao recrudescimento de expressões reacionárias de cariz racista, xenófobo, antidemocrático e fascista tudo faremos para combater ideias e acções que ataquem Abril e a Constituição da República Portuguesa que corporiza os seus valores.

Nas comemorações populares do 49º Aniversário do 25 de Abril, vamos dar voz à nossa luta exigindo: o aumento geral dos salários e das pensões, contra o aumento do custo de vida a defesa do emprego com direitos e contra a precariedade, o direito à contratação colectiva, a redução do horário semanal de trabalho para as 35 horas, o reforço dos serviços públicos e das funções sociais do Estado na Saúde, no Ensino e na Segurança Social.