Tivemos hoje a triste notícia do falecimento de Amável Alves, que pertenceu à direcção da FECTRANS, sendo o seu primeiro coordenador nacional.

Amável Alves foi um trabalhador, activista e dirigente sindical muito empenhado na defesa dos interesses de classe dos trabalhadores, incentivando o debate de ideias, de modo a criarem-se as melhores condições para a luta reivindicativa no sentido da valorização do trabalho e dos trabalhadores.

Amável Alves de 74 anos, trabalhador do ML – Metropolitano de Lisboa, onde iniciou a sua actividade sindical, tendo sido dirigente do TUL - Sindicato dos Trabalhadores dos Transportes Colectivos do Distrito de Lisboa e posteriormente do STRUP – Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários e Urbanos de Portugal.

Integrou a direcção da FESTRU - Federação de Sindicatos de Transportes Rodoviários e Urbanos e foi seu coordenador e, nessas funções, dinamizou o processo de reestruturação sindical de que resultou a criação da FECTRANS – Federação dos Sindicatos dos Transportes em 2007, a cuja direcção pertenceu, tendo tido a tarefa de Coordenação até 2011.

Foi membro do Conselho Nacional da CGTP-IN, tendo pertencido à sua Comissão Executiva.

Actualmente pertencia aos órgãos de direcção da Associação de Reformados do ML e teve intervenção activa na luta destes contra o roubo das pensões de reforma no tempo do governo do PSD+CDS.

Perdemos fisicamente um valoroso ser humano, mas o seu exemplo irá perdurar e honraremos a sua memória, continuando a sua luta em defesa dos ideais que abraçou.

Fonte: FECTRANS