- Detalhes
- Categoria: Igualdade
- Visualizações: 127
Hoje, 14 de novembro de 2024, assinala-se o Dia Nacional da Igualdade Salarial. Esta data, variável, representa o número de dias de trabalho que as mulheres deixariam de ser remuneradas enquanto os homens continuam a receber os seus salários.
As mulheres têm uma remuneração base média inferior à dos homens em mais de 13%. Porém, se compararmos o ganho médio mensal (salário base, prémios, subsídios regulares), a diferença sobe para 16%, conforme explicitado pela Comissão para a Igualdade entre Mulheres e Homens da CGTP-IN (CIMH/CGTP).
- Detalhes
- Categoria: Igualdade
- Visualizações: 404
O direito e o dever do cuidado à família é ainda entendido como uma função das mulheres. Este estereótipo não mudou, apesar de alguns avanços. Esta situação limita a participação efetiva na atividade profissional, potenciando mais desigualdade salarial, é urgente a redução do horário de trabalho para a efetivação do direito a conciliar o trabalho com a vida pessoal e familiar.
- Detalhes
- Categoria: Igualdade
- Visualizações: 360
Aprofundou-se a importância da valorização salarial e como os baixos salários, as longas jornadas de trabalho e a falta de apoio familiar, como a falta de equipamentos sociais a preços acessíveis, têm repercussões na dupla jornada enfrentada pelas mulheres trabalhadoras, tornando-as extremamente penosas e desafiadoras.
- Detalhes
- Categoria: Igualdade
- Visualizações: 386
No dia 10 de Maio, teve lugar o Encontro Temático, da CIMH em Lisboa, contou com a participação de peritas (Ana Cecília, Heloísa Petista, e Sandra Ribeiro).
No debate ficou explícito, os usos do tempo de homens e mulheres e como as mulheres são penalizadas.
- Detalhes
- Categoria: Igualdade
- Visualizações: 427
No dia 10 de Maio de 2024, a Comissão Distrital para a igualdade entre Mulheres e Homens da USL/CGTP-IN vai realizar um Debate Temático sobre: A dupla Jornada de trabalho das mulheres - como cuidar e ter tempo para viver? das 10h00 às 16h30, nas instalações do Sindicato Trabalhadores da Caixa Geral de Depósitos (STEC) sito, Largo Machado de Assis nº.9. saída de metro (Roma/Areeiro).
- Detalhes
- Categoria: Igualdade
- Visualizações: 365
A Comissão para a Igualdade entre Mulheres e Homens da CGTP-IN, realizou no dia 9 de Março, uma ação de sensibilização e formação sobre os direitos de Maternidade paternidade, na sede da União dos Sindicatos de Lisboa que contou com a representação das Uniões de: Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e do norte alentejano.
Ler mais: AÇÃO DE FORMAÇÃO SOBRE OS DIREITOS DE MATERNIDADE E PATERNIDADE NA USL
- Detalhes
- Categoria: Igualdade
- Visualizações: 380
Tribuna pela Igualdade na Pca do Município em Lisboa encerra semana da igualdade, com propostas e soluções para a construção de uma sociedade mais justa.
- Detalhes
- Categoria: Igualdade
- Visualizações: 358
- Detalhes
- Categoria: Igualdade
- Visualizações: 393
Nesta empresa trabalham muitos jovens e mulheres exigem: a negociação do Caderno reivindicativo que a Accenture recusa em discutir, os trabalhadores reivindicam um aumento salarial de 15%, não inferior a 200€, o aumento do subsídio de alimentação para 12€ e a redução da jornada de trabalho para as 35h. Estas são as principais reivindicações dos trabalhadores da Accenture, que estiveram na rua.
- Detalhes
- Categoria: Igualdade
- Visualizações: 326
Na fábrica Raucsher (cerâmica) a luta veio para a rua por aumentos salariais e valorização do trabalho das mulheres da produção, por estarem, nesta situação ganham menos que os homens. As trabalhadoras contam com a solidariedade dos homens, porque enquanto houver mulheres discriminadas nenhum homem será verdadeiramente livre e quem ganha é o patrão.
- AS MULHERES SÃO AS MAIS AFETADAS COM DOENÇAS PROFISSIONAIS
- ARRUADA E TRIBUNA PÚBLICA EM TORRES VEDRAS PELA IGUALDADE E EMPREGO DE QUALIDADE
- PLENÁRIO À PORTA DA SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DA ERICEIRA
- OS DIREITOS DE MATERNIDADE SÃO DIREITOS DAS CRIANÇAS
- TRIBUNA PÚBLICA EM VILA FRANCA DE XIRA PELA IGUALDADE
- TRABALHADORES DA DAN CAKE REÚNEM EM PLENÁRIO NA SEMANA DA IGUALDADE
- DIA INTERNACIONAL DA MULHER - EM LISBOA
- SOLIDARIEDADE NA LUTA PELA IGUALDADE DE GÉNERO