TRIBUNA DE RUA – É TEMPO DE EFECTIVAR A IGUALDADE – DIA INTERNACIONAL DA MULHER

A União dos Sindicatos de Lisboa e a Comissão para a Igualdade entre Mulheres e Homens da CGTP-IN realizou ontem, na Rua do Carmo, uma tribuna pública que assinalou o dia Internacional da Mulher. Esta iniciativa esteve inserida na Semana da Igualdade (6 a 10 de Março), organizada pela Intersindical Nacional, sob o tema Valorizar o trabalho – Efectivar a Igualdade. A Tribuna de Rua contou com a moderação da Jornalista Maria José Garrido, jornalista da TVI e com a participação de diversos oradores.

A tribuna contou com a intervenção de Arménio Carlos, Secretário-geral da CGTP-IN.

Esta acção foi concluída com um excerto de um espectáculo de Cláudia Dias e a participação de Jaime Neves, Pablo Fidalgo Lareo e Karas - Atenção à direita, que através da expressão corporal, do boxe e da palavra, coloca em evidência a importância de se reagir, resistir e lutar para que o mundo avance.

Mais... TRIBUNA DE RUA – É TEMPO DE EFECTIVAR A IGUALDADE – DIA INTERNACIONAL DA MULHER

CGTP-IN ASSINALA O DIA INTERNACIONAL DA MULHER EM LISBOA E POR TODO PAÍS

No dia 8 de Março a Comissão Distrital de Mulheres da União dos Sindicatos de Lisboa, realizou uma Marcha no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Mulher, sob o lema, "Afirmar a Igualdade cumprir a Constituição". O Dia Internacional da Mulher foi assinalado, através de um percurso que teve paragens por alguns locais de trabalho, organismos e unidades de saúde, procurando em cada um deles alertar e denunciar questões concretas associados à vida das Mulheres trabalhadoras no distrito de Lisboa.

Ler resolução aprovada na marcha de Lisboa.

Mais... CGTP-IN ASSINALA O DIA INTERNACIONAL DA MULHER EM LISBOA E POR TODO PAÍS

MARCHA PELO CAMINHO DA IGUALDADE - 8 DE MARÇO - DIA INTERNACIONAL DA MULHER

MARCHA PELO CAMINHO DA IGUALDADE - 8 DE MARÇO - DIA INTERNACIONAL DA MULHERA Comissão de Igualdade entre Mulheres e Homens, organização específica da CGTP-IN, e a União dos Sindicatos de Lisboa, vão realizar este ano, no âmbito das comemorações deste dia, uma marcha pelo caminho da igualdade. Esta marcha terá início às 14 horas na Maternidade Alfredo Costa e culminará junto ao Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. Ao longo do percurso vão ser feitas paragens em diversos locais de trabalho. Desde os finais do século XIX, irromperam lutas e greves de mulheres contra os horários de 16 horas diárias e salários de miséria nas fábricas, pelo direito de voto, pela melhoria das condições de vida e de trabalho, pela igualdade e o fim das discriminações.

Ler documento a distribuir aos trabalhadores; ver cartaz do Dia Internacional da Mulher.

Mais... MARCHA PELO CAMINHO DA IGUALDADE - 8 DE MARÇO - DIA INTERNACIONAL DA MULHER

DIA DA IGUALDADE SALARIAL - 6 DE MARÇO

DIA DA IGUALDADE SALARIAL - 6 DE MARÇOA Comissão Distrital para a Igualdade entre Mulheres e Homens da USL/CGTP-IN (CDIMH), vai estar na escadaria da Assembleia da República, amanhã de manhã, Dia da Igualdade Salarial, 6 de Março, para fazer cumprir os objectivos desta data: sensibilizar a opinião pública para a disparidade existente nos salários entre homens e mulheres nos vários países europeus e de incentivar a tomada de medidas para alterar esta realidade no mercado laboral. A CDIMH realiza, naquele local, uma conferência de imprensa em que irão estar presentes trabalhadoras dos vários sectores de actividade onde a discriminação e desvalorização salarial é uma realidade. No final da iniciativa será entregue um "Dossier" à Secretária de Estado da Igualdade, Teresa Morais, onde se exigem políticas que promovam o combate à discriminação e valorize o trabalho das mulheres.

Ler Dossier sobre Desigualdade Social

DIA INTERNACIONAL DA MULHER - DIA PARA ASSINALAR AS RAZÕES DA LUTA DE TODOS OS DIAS!

A Comissão distrital para a Igualdade entre Mulheres e Homens de Lisboa e o MDM, realizaram uma manifestação do Príncipe Real para o Largo de Camões. Esta manifestação teve como particularidade a passagem de testemunhos entre organizações e gerações em prol da igualdade. Actualmente as mulheres trabalhadoras confrontam-se diariamente com o agravamento das desigualdades, do desemprego, do aumento da exploração. Nesta Estafeta foi assinalado 0 40º aniversário do 25 de Abril de 1974 e a importância da revolução no alcance de direitos e liberdades fundamentais para as mulheres Portuguesas. No Largo de Camões intervieram em nome da CDIMH de Lisboa, Célia Portela, Fátima Amaral do MDM e Arménio Carlos Secretário-geral da CGTP-IN. Aprovou-se uma Moção com 8 reivindicações. Depois seguiu-se um momento cultural com declamação de poesia, actuação do grupo de Cavaquinhos de S. Vicente de Fora e a actuação de um grupo de dança tradicional Cabo Verdiana de Sintra.

Ler Moção aprovada, ver fotografias da acção em Lisboa.

DIA NACIONAL PELA IGUALDADE SALARIAL!

A Comissão para a Igualdadade entre mulheres e homens da USL/CGTP-IN, realizou esta manhã uma acção de contacto no Cais do Sodré que visou esclarecer os trabalhadores e trabalhadoras das desigualdades que ainda exitem entre mulheres e homens no que respeita ao valor dos seus salários. As mulheres continuam a ganhar menos que os homens, em Lisboa recebem em média menos 19,3% por mês o que equivale a uma semana de trabalho "gratuito" todos os meses. A desigualdade salarial é maior nos níveis de qualificação mais elevados, os sectores onde trabalham mais mulheres são os sectores mais mais pagos, a desigualdade salarial está a aumentar, as mulheres são as mais afectadas pelos baixos salários e 18,2% das mulhres portuguesas vivem risco de pobreza.
Esta é uma realidade que tem de ser denunciada e combatida, porque a igualdade entre mulheres e homens é o progresso de todos! A União dos Sindicatos de Lisboa apela à participação de todos na Estafeta pela Igualdade que se realizará sábado, 8 de Março - Dia Internacional da Mulher, entre o Princípe Real e o Largo Camões pelas 15 horas. Vem passar o testemunho pela igualdade!

Ler manifesto distribuido na acção de contacto.

8 DE MARÇO, DIA INTERNACIONAL DA MULHER: UM DIA DE LUTA PARA ASSINALAR AS RAZÕES DA LUTA DE TODOS OS DIAS!

mulher_2013

A União dos Sindicatos de Lisboa – CGTP- IN através da Comissão para a Igualdade entre Mulheres e Homens e o Movimento Democrático de Mulheres (MDM) em conjunto com outras organizações promoveram no dia 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, um desfile do Chiado para a Assembleia da República como Grito de Revolta e Protesto em luta pela igualdade de direitos, entre mulheres e homens.

Esta acção contou com dois momentos altos:

14h30 – Chiado,

▪ Lançamento de Balões com reivindicações.

▪ Intervenção do Secretário-geral da CGTP- in, Arménio Carlos

16h30 – Assembleia da Republica.

▪ Acto Simbólico: “Rasgão”. Simbolizando o rompimento com a politica desastrosa do actual governo PSD/CDS.

▪ Entrega ao Primeiro Ministro de um “ Grito de Revolta das Mulheres em Portugal” (um documento reivindicativo no âmbito do dia 8 de Março - Dia Internacional da Mulher).

Numa altura em que se intensificam os efeitos da danosa política de austeridade, em que se aprofundam as injustiças e desigualdades, com uma incidência muito forte junto das mulheres, afirmamos que há soluções e que é preciso romper com a actual e dramática crise social e económica que afecta as mulheres e a igualdade!

Ver fotografias desta acção ; ler texto Grito de Revolta.

8 DE MARÇO - DIA INTERNACIONAL DA MULHER - EM LUTA PELA MUDANÇA! IGUALDADE! CONFIANÇA!

capa_8_marco_2013O Dia Internacional da Mulher é comemorado há mais de um século e está associado ao protesto e luta das mulheres trabalhadoras pela melhoria das suas condições de vida e de trabalho, contra as desigualdades e discriminações, pela construção de alternativas políticas transformadoras da sociedade que contribuam para a sua emancipação económica, social e política.

A luta pelo direito à igualdade e à igualdade de direitos, é de todas/os e para todas/os. Neste dia assinalaremos as razões da luta de todos os dias, na próxima SEXTA-FEIRA, ÀS 14H30 NOS ARMAZÉNS DO CHIADO, DESFILAREMOS ATÉ À ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA em luta pela mudança! Igualdade! Confiança!

Som de apoio ao 8 de Março ; Tarjeta a distribuir.

Está em... Home Organizações Comissão da Igualdade entre Mulheres e Homens