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Por convocatória da Comissão de Trabalhadores e de organizações sindicais, os trabalhadores das Infraestruturas de Portugal, realizaram esta manhã um plenário em frente à Secretaria de Estado da tutela, tendo como motivo o modelo desta medida do governo do PSD/CDS, agora seguida pelo actual ministro da tutela, que na prática e por aquilo que é mais saliente, se tem mostrado como um projecto de promoção de negócios imobiliárias, que em nada se reflecte na melhoria do sistema de transportes e em particular na qualidade, segurança e melhoria do transporte ferroviário. A luta dos trabalhadores da REFER e das Estradas de Portugal continuará, contra a destruição destas empresas no processo de fusão na Infraestruturas de Portugal.
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As organizações de trabalhadores ( FECTRANS/SNTSF, Comissões de Trabalhadores da CP e CP-Carga) realizaram esta manhã um cordão humano, demonstrando o seu desacordo com o processo de privatização da CP-Carga. Há razões de fundo para esta posição, uma vez que, os Sectores Estratégicos da nossa economia devem estar nas mãos do Estado e que o transporte ferroviário de mercadorias é um Sector Estratégico. Há também razões circunstanciais, face ao processo de privatização em concreto, com inúmeras situações irregulares e ilegais, que foram denunciadas ao Tribunal de Contas, e onde se destaca a questão amplamente denunciada de a empresa ser vendida por 2 milhões de euros depois de o Estado a ter capitalizado em mais de 116 milhões. A privatização desta empresa configura um desastre para o país, tanto ao nível económico como energético, ambiental e social.
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O Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Sector Ferroviário, reuniu com o Ministro do Planeamento e Infra-Estruturas, este informou …”que não está nos seus objectivos a reversão do processo de privatização". A Privatização da CP-Carga, mais parece uma "doação", considerando que a CP capitaliza a CP- Carga com 116 milhões de euros, para vender por 2 milhões de euros. A privatização desta empresa configura um desastre para o país, tanto ao nível económico como energético, ambiental e social. Sem deixarmos de reconhecer que foram dados passos importantes neste novo quadro governativo, que responderam a importantes reivindicações e lutas dos trabalhadores, é preciso sublinhar que o Governo dá sinais de pretender manter o processo de destruição da ferrovia nacional, de que é exemplo o pretender concretizar o processo de privatização da CP-Carga lançado pelo anterior governo, pelo que dia 28 os trabalhadores da empresa realizarão um “Cordão Humano em defesa da CP-Carga pública.
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Pelas 17 horas de ontem, uma delegação sindical manifestou-se junto à sede da CP, onde decorreu a assinatura da venda definitiva da CP Carga ao grupo privado MSC. Numa execução pelo Ministério e Planeamento e Infraestruturas de uma decisão do governo do PSD/CDS, apesar de, durante a campanha eleitoral, terem reconhecido que a privatização da empresa da carga da CP, nos termos em que estava a ser feita, era no mínimo pouco transparente e, assistimos à assinatura final, sem que o Ministro da Tutela tenha tornado público todos os contornos do negócio. Como é público neste negócio a CP entrega ao privado 116 milhões e recebe deste 2 milhões de euros, ou seja, paga-se aos privados para tomarem conta de uma empresa estratégica para o país, que será colocada, no futuro, a operar em função do negócio da MSC, o transporte de contentores. Também aqui não estamos perante um negócio traduzido num investimento estrangeiro, mas a entrega, pura e simples, de património público.
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Após as insistências para a realização da reunião com o Ministro do Planeamento e Infraestruturas para discutir o processo de privatização/liquidação da CP-Carga, e não tendo sido concretizada, uma delegação das organizações de trabalhadores – SNTSF/FECTRANS, CT da CP e CT da CP-Carga, esteve esta manhã em frente à Residência Oficial do Primeiro Ministro, ondefoi entregue um documento sobre a posição das estruturas de trabalhadores face à intenção de liquidação/privatização da CP-Carga. Estas organizações têm expressado publicamente o seu desacordo com o processo de privatização da CP Carga apresentando duas ordens de razões:
Ler mais: TRABALHADORES DIZEM NÃO À LIQUIDAÇÃO OU PRIVATIZAÇÃO DA CP CARGA!
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Os trabalhadores e os reformados do sector ferroviário, após uma árdua luta contra a retirada do direito ao transporte aos reformados e familiares, conseguiram na Assembleia da República, por proposta do PCP e apoiada pelo PS e pelo BE, a decisão de reposição deste importante direito. A deliberação é da responsabilidade do Conselho de Administração da CP e que se traduz na reposição do direito, mas com alterações relativamente ao que era aplicado em 2012, com efeitos a 1 de Janeiro deste ano e que, simultaneamente, será a base de discussão, em sede de contratação colectiva, a partir de meados de Janeiro, pelo que pode ainda ser melhorado.
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Plataforma em defesa do Serviço Nacional de Saúde (SNS) já tinha alertado para a degradação galopante do SNS e não se calou, tendo exigido do governo dessa altura, PSD/CDS-PP uma clara mudança na política da saúde que dotasse de meios financeiros e humanos o SNS para garantir o acesso universal e de qualidade à população.
Ler mais: PLATAFORMA EM DEFESA DO SNS SOLICITA AUDIÊNCIA AO MINISTRO DA SAÚDE
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Realizou-se esta manhã, no Clube Ferroviário em Lisboa, um fórum de ferroviários organizado pelas comissões de trabalhadores da CP e EMEF. Tendo como tema o regresso ao futuro das empresas representadas pelos seus trabalhadores, podia-se ler no documento de trabalho que deu a base à discussão realizada, destacam-se questões como o alargamento da discussão de todas as comissões de trabalhadores do sector ferroviário, a reintegração da EMEF na CP pois só será partindo de uma EMEF desenhada para dar respostas à CP que se projectará uma empresa com futuro e reais objectivos de exportação de produtos e serviços. O fim das limitações à gestão das empresas públicas, acabar com a precariedade e contratar mais trabalhadores.
Ler mais: FÓRUM FERROVIÁRIO - CP E EMEF - REGRESSO AO FUTURO
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Depois de uma reunião com o Ministério da Tutela em que o mesmo assumiu o compromisso de suspender as medidas da administração do Metro que originaram o actual conflito e, igualmente, se ter comprometido a promover um processo de discussão e negociação com a administração da empresa a partir de 15 de Janeiro, os trabalhadores, reunidos ontem em plenário, decidiram suspender as greves que estavam marcadas para os próximos dias. O que se passou hoje demonstra que há uma opção ao conflito, a negociação frontal dos problemas, em que os sindicatos serão os principais empenhados nessa via.
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Para debater as questões relativas ao Acordo de Empresa, Negociação colectiva, Salários e pensões, subconcessão/privatização e reestruturação interna, os trabalhadores e reformados do Metropolitano de Lisboa, realizaram esta manhã diversos plenários descentralizados. No Cais do Sodré o plenário reuniu os trabalhadores do Movimento e Tracção da Linha Verde e os trabalhadores do Edifício do Cais do Sodré. No Campo Grande reuniram os trabalhadores do Movimento e Tracção da Linha Amarela e os trabalhadores do PMO II – Calvanas e da Fontes Pereira de Melo. Em São Sebastião os trabalhadores do movimento e Tracção das Linhas Azul e Vermelha e Trabalhadores do PMO III – Pontinha e da Sidónio Pais. Por fim e junto à Administração da empresa reuniram-se os reformados com a solidariedade de muitos trabalhadores. Neste plenário contou-se com a participação de Arménio Carlos, Secretário-geral da CGTP-IN.
Ler mais: PLENÁRIO DE REFORMADOS E TRABALHADORES DO METRO JUNTO À PORTA DA AMINISTRAÇÃO DA EMPRESA!
- GREVE DOS ENFERMEIROS – VALORIZAÇÃO E DIGNIFICAÇÃO DA CARREIRA - EM DEFESA DO SNS E DAS POPULAÇÕES
- CONCORDA COM A MUNICIPALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO?
- TAP - OS PRETENDENTES, AS PROPOSTAS E OUTRAS COISAS
- LUTA DOS TRABALHADORES DO METRO CONTRA A PRIVATIZAÇÃO E NA DEFESA DOS SERVIÇOS PÚBLICOS!
- MARCHA CONTRA AS PRIVATIZAÇÕES DOS TRANSPORTES JUNTA MAIS DE MIL!
- GREVE DOS TRABALHADORES DO METRO NUMA LUTA QUE CONTINUA!
- GREVE NA CARRIS ACIMA DOS 90% E MARCHA ATÉ SÃO BENTO!
- GREVE E MARCHA DOS TRABALHADORES DA CARRIS A 14 DE MAIO!