Portugal é cada vez mais uma sociedade dividida: entre pobres e ricos, entre os que têm poder e influência e os que sofrem as consequências da política da troica e do Governo do PSD/CDS, entre os que acumulam benesses e riqueza e os que são desprovidos de direitos, entre os que têm dinheiro para aceder à saúde e educação, e os que deles são excluídos.

São indesmentíveis as consequências desta política, traduzida no agravamento da concentração da riqueza e do rendimento, na acentuação das injustiças sociais e das desigualdades, no aumento da exploração e do empobrecimento. Ao mesmo tempo que promove a violação de direitos fundamentais das pessoas, o Governo

continua a apoiar os grupos económicos e financeiros com a injecção de mais de 510 milhões de euros na absorção de lixo tóxico relativo ao BPN; a atribuição de cerca de 80 milhões de euros à Fundação do Grupo Jerónimo Martins, referentes ao ano fiscal de 2012; o perdão de juros (cujo montante o Governo não revela) relativo ao pagamento de dívidas ao fisco e à segurança social; os encargos com as parcerias público-privadas orçamentadas para 2014, que ascendem a 1,6 mil

milhões de euros, com os juros da dívida e a transferência de verbas por via dos contratos SWAP a manterem-se.

A CGTP-IN apela aos trabalhadores e à população dos Distritos de Lisboa,

Setúbal e do Porto para que, no momento de uma nova visita da troica a Portugal, participem activamente nas Marchas que se vão realizar “Contra a violação dos direitos fundamentais; Pelo emprego, salários, saúde, educação, protecção social!”, no dia 27 de Fevereiro, entre as 19 e as 22 horas, em Lisboa e no Porto.

Descarregar manifesto para Lisboa em PDF; descarregar manifesto da Inter-Reformados Lisboa; descarregar pano para Lisboa em PDF;

Conferência de Imprensa - Governo e Troica violam Direitos Humanos