InterReformados

TRIBUNA PÚBLICA DA INTER-REFORMADOS LISBOA / FARPIL/MURPI

22 de Outubro – 15H – Lisboa, Jardim da Praça Paiva Couceiro

“Melhores Pensões Condições de vida Dignas Envelhecer com Direitos” é o lema da Tribuna Pública que a Inter-Reformados Lisboa/CGTP-IN vai realizar,  junto com a FARPIL/MURPI, na Praça Paiva Couceiro, em Lisboa a partir das 15h00. Esta acção resulta da necessidade de alargar o esclarecimento e mobilização da população, em geral, e dos reformados, em particular, para a luta por melhores salários, o aumento de todas as Pensões, melhor Serviço Nacional de Saúde e mais apoios sociais.

É sabido que os salários são determinantes para a formação do valor das pensões, os baixos salários geram pensões baixas e que uma grande percentagem de reformados vive em risco de pobreza. A proposta do Governo para o Orçamento de Estado de 2022 prevê valores insignificantes para a actualização das pensões. Na tarjeta  que as organizações vão distribuir dão um exemplo que é bem elucidativo… “ A percentagem máxima para a actualização em Janeiro é de 0,9%, numa pensão de 500€ dá 15 cêntimos por dia”….É inaceitável!

O combate às desigualdades sociais e à pobreza entre os idosos e a melhoria das suas condições de vida exigem o aumento de todas as pensões e o reforço dos serviços públicos. Participe!

9º Encontro da IR Lisboa - Eleição Nova Direcção

A Inter- Reformados Elege a sua Nova Direcção

A Inter-Reformados de Lisboa (IR) elegeu a nova Direcção no  9º Encontro que se realizou no passado dia 17 de Junho de 2021, na Casa do Alentejo. A Direcção é constituída por 34 membros oriundos de 17 sectores de actividade e vai tomar posse no próximo dia 7 de Julho.

No 9º encontro foi aprovado o plano de acção reivindicativa que passa por: continuar a lutar por melhores salários e pensões; a importância de mais e melhores serviços públicos para melhorar as condições de vida; o Reforço do Serviço  Nacional de Saúde, Universal, de qualidade e de proximidade, integrando uma rede de cuidados continuados e paliativos, em hospital ou em apoio domiciliário; a implementação de uma rede pública de qualidade de equipamentos sociais para a terceira idade,  de lares e residências para idosos; a criação de novas respostas de apoio domiciliário; a defesa de uma política de  habitação, que garanta o princípio constitucional de que «Todos têm direito, para si e para a sua família, a uma habitação de dimensão adequada, em condições de higiene e conforto e que  preserve a intimidade pessoal e a privacidade familiar».

E afirma o seu compromisso de sempre: De Solidariedade com a luta de todos os trabalhadores dos vários sectores da actividade e o empenhamento na organização e na luta dos trabalhadores  reformados; de esclarecer e mobilizar os  reformados, organizados nos seus sindicatos da CGTP-IN, para que se  mantenham atentos e informados, activos e interventivos, para continuar a luta!

Com esperança e confiança lutaremos pelo direito a envelhecer com dignidade. Sempre unidos e solidários, no activo e na reforma!

Consultar Documento de Caracterização

Consultar Proposta de Resolução

Consultar Projecto de Acção Reivindicativa

9º Encontro da Inter-Reformados

São mais de meio milhão de residentes com 65 ou mais anos que vivem no distrito de Lisboa, muitos deles não têm as melhores condições de vida, devido às baixas pensões de reforma.

É neste contexto que a Inter-Reformados de Lisboa (IR) vai realizar o seu 9º Encontro no dia 17 de Junho de 2021, das 10h às 17h, na Casa do Alentejo (Rua Portas Santo Antão, n.º 58, em Lisboa), tendo como objectivos centrais: analisar a situação social dos reformados do distrito de Lisboa e apresentar propostas reivindicativas; perspectivar o reforço da organização dos trabalhadores que passaram à situação de reforma, em particular os sócios dos sindicatos, reforçar a Inter-Reformados de Lisboa e eleger a Direcção Distrital.

Na conferência será divulgado um estudo sobre a situação dos reformados e pensionistas, que ilustra a situação económica e social dos reformados e pensionistas no Distrito de Lisboa:

• A maioria dos reformados recebe pensões entre os 263€ e 419,22€ (56,9% dos pensionistas de velhice), um valor extremamente baixo;
  • 2 em cada 10 pessoas com mais de 65 anos vivem em risco de pobreza ou exclusão social
  • As mulheres constituem 71% dos beneficiários do Complemento Solidário para Idosos;
  • Entre 2017 e 2018 a despesa das famílias em saúde aumentou 4,4%10 (um aumento muito superior à evolução dos rendimentos das pensões dos reformados);

Estas e outras matérias serão amplamente debatidas no 9º Encontro da IR Lisboa.

9ª Conferência da IR- Lisboa

São mais de meio milhão os residentes com 65 ou mais anos que vivem no distrito de Lisboa, muitos deles não têm as melhores condições de vida, devido às baixas pensões de reforma.

É neste contexto que a Inter-Reformados de Lisboa (IR) vai realizar o seu 9º Encontro no dia 17 de Junho de 2021, das 10h às 18h, na Casa do Alentejo (Rua Portas Santo Antão, nº 58, em Lisboa), tendo como objectivos centrais: analisar a situação social dos reformados do distrito de Lisboa e apresentar propostas reivindicativas; Perspectivar o reforço da organização dos trabalhadores que passaram à situação de reforma, em particular os sócios dos sindicatos, reforçar a Inter-Reformados de Lisboa e eleger a Direcção Distrital. Este será mais um dia de luta que irá ficar para a memória futura da organização de reformados no Movimento Sindical Unitário, sempre na defesa dos direitos dos reformados.

A Inter-Reformados, alerta! Pelo Aumento Real dos Salários e Pensões Com Direito a viver com Dignidade

A União dos Sindicatos de Lisboa e a Inter-Reformados, alertam!

Os Reformados e Pensionistas, para estarem  atentos às previsões do aumento das reformas e pensões para o ano de 2020.  É inaceitável que o aumento das pensões possa estar condicionado ao valor da inflação de 2019. Um quinto dos reformados vive em risco de pobreza ou exclusão social, considerando que o nível médio das pensões da Segurança Social em 2017, situava-se nos 379€, apesar de ter havido nos últimos 4 anos uma pequena recuperação.

A pobreza combate-se com aumentos dignos nos salários e pensões, os reformados têm direito a viver melhor, neste sentido exortam todos os reformados e pensionistas a irem para a rua no dia 19 de Dezembro, pelas 16h00 no Largo da Misericórdia.

Consulta aqui o documento.

8º ENCONTRO DA INTER-REFORMADOS LISBOA

A Inter-Reformados de Lisboa/CGTP-IN, realizou o seu 8° Encontro sob o lema "Uma vida de trabalho exige valorização das reformas no presente e no futuro", no dia 22 de Junho (6ª feira) com início às 10h na Casa dos Direitos Sociais da CML .

Os reformados, pensionistas e idosos constituem um número significativo da população no distrito, muitos vivendo numa situação de pobreza, tendo no entanto muitos deles um papel importantíssimo de apoio à família. Durante o encontro foram discutidas várias matérias, nomeadamente: a necessidade do aumento geral das pensões e reformas; o acesso a uma habitação digna; mais e melhores serviços de saúde.

COMEMORAÇÕES DOS 25 ANOS DA INTER-REFORMADOS.

25 anos IR NacionalNo passado dia 10 de Novembro a Inter-Reformados Nacional cumpriu o seu 25º aniversário, organização específica da CGTP-IN onde os reformados de todos os sectores de actividade discutem e preparam as lutas em defesa dos seus direitos. As comemorações dos 25 anos da Inter-Reformados Nacional, que hoje se realizam na Casa do Alentejo, em Lisboa, são o reconhecer e falar daqueles homens e mulheres que não se resignaram lutando toda a sua vida com grandes dificuldades pelas alterações de uma sociedade discriminatória que oprimia e matava aqueles que se opunham pela sua transformação.

INTER-REFORMADOS-LISBOA COMEMORA O 41º ANIVERSÁRIO DA REVOLUÇÃO DE ABRIL!

INTER-REFORMADOS-LISBOA COMEMORA O 41º ANIVERSÁRIO DA REVOLUÇÃO DE ABRIL!A Inter-Reformados/Lisboa realizou no dia 16 de Abril, na Casa do Alentejo, o almoço comemorativo do 41º aniversário do 25 de Abril de 1974. Participaram no almoço/debate 150 reformados, como convidado para o debate com o tema «Defesa das Funções Sociais do Estado» contou-se com a participação do Dr. Silva Santos. No período da tarde, os presentes foram brindados com uma brilhante actuação do Grupo Roda e Salta, constituído por reformados dos Serviços Sociais da Administração Pública, no final da iniciativa foi servido um lanche para todos os presentes.

Privacidade

Está em... Home Organizações Inter-Reformados