São mais de meio milhão de residentes com 65 ou mais anos que vivem no distrito de Lisboa, muitos deles não têm as melhores condições de vida, devido às baixas pensões de reforma.

É neste contexto que a Inter-Reformados de Lisboa (IR) vai realizar o seu 9º Encontro no dia 17 de Junho de 2021, das 10h às 17h, na Casa do Alentejo (Rua Portas Santo Antão, n.º 58, em Lisboa), tendo como objectivos centrais: analisar a situação social dos reformados do distrito de Lisboa e apresentar propostas reivindicativas; perspectivar o reforço da organização dos trabalhadores que passaram à situação de reforma, em particular os sócios dos sindicatos, reforçar a Inter-Reformados de Lisboa e eleger a Direcção Distrital.

Na conferência será divulgado um estudo sobre a situação dos reformados e pensionistas, que ilustra a situação económica e social dos reformados e pensionistas no Distrito de Lisboa:

• A maioria dos reformados recebe pensões entre os 263€ e 419,22€ (56,9% dos pensionistas de velhice), um valor extremamente baixo;
  • 2 em cada 10 pessoas com mais de 65 anos vivem em risco de pobreza ou exclusão social
  • As mulheres constituem 71% dos beneficiários do Complemento Solidário para Idosos;
  • Entre 2017 e 2018 a despesa das famílias em saúde aumentou 4,4%10 (um aumento muito superior à evolução dos rendimentos das pensões dos reformados);

Estas e outras matérias serão amplamente debatidas no 9º Encontro da IR Lisboa.