capa_luta_lusaÉ gravoso e vergonhoso o anúncio do corte de 30,9% do financiamento estatal à Lusa, com consequências nefastas para os trabalhadores, para a população e para o país. Em causa está a difusão da língua e da cultura portuguesas no mundo, o apoio às comunidades lusófonas e o direito à informação e de ser informado! É inegável o papel que a Lusa tem no plano informativo do país e da projecção deste no mundo.
Este corte, a concretizar-se, significa uma ameaça ao serviço público de informação que a Lusa presta ao país e ao mundo, pondo em causa a sua cobertura territorial e a própria pluralidade e democraticidade da informação prestada por esta importante agência noticiosa.
Por outro lado o efeito sobre os trabalhadores é muito preocupante e tem que ser denunciado, nomeadamente as consequências que terá ao nível do desemprego (com a iminente possibilidade de despedimentos, rescisões de contratos e dispensa de avençados e colaboradores) bem como as inúmeras estratégias para o embaratecimento do trabalho prestado por estes trabalhadores de elevado profissionalismo.
A União dos Sindicatos de Lisboa e a CGTP-IN, saúdam e estão solidárias com a luta dos trabalhadores da agência LUSA, expressando nesta concentração, pela voz de Célia Portela e Deolinda Machado, o seu apoio a esta justa luta e lançando também o apelo para que no dia 31 de Outubro participem na concentração contra esta gravosa proposta de Orçamento de Estado e certos de que no dia 14 de Novembro contaremos com a vossa forte adesão à Greve Geral - “Contra a exploração e o empobrecimento. Por um Portugal com futuro!”.

Ver fotografias da concentração