luta emefNão se obteve nenhuma resposta da parte do Governo, nem se conhece alguma medida que vá ao encontro dos problemas e reivindicações constantes no documento entregue no Ministério da Tutela, no passado dia 15 de Setembro. Os desenvolvimentos entretanto verificados apontam para a manutenção e agravamento dos problemas existentes, que põem em causa o futuro da EMEF e dos postos de trabalho;

É inaceitável que havendo falta de trabalhadores, a administração da EMEF/CP, com a conivência do Governo, tenha iniciado um processo de despedimento colectivo dos trabalhadores contratados através de trabalho temporário, que se reflectirá negativamente na qualidade e segurança do transporte ferroviário. O Primeiro-Ministro não pode afirmar que quer combater um modelo de desenvolvimento assente em baixos salários e precariedade e depois promover, através das administrações, o despedimento colectivo dos trabalhadores com vínculos precários da EMEF.

O SNTSF/FECTRANS e a CT da EMEF, no seguimento das conclusões do plenário acional do passado dia 15 de Setembro, decidiram; realizar na próxima semana plenários nos locais de trabalho, para discutir e aprovar um plano de acções, nas diversas formas, a ter lugar entre 24 a 28 de Outubro e com concentrações de delegações das estruturas de trabalhadores em fente ao Ministério da Tutela; Na semana de 17 a 21 de Outubro, realizar acções de esclarecimento junto dos utentes;