A Comissão Distrital para a Igualdade entre mulheres e homens da União dos Sindicatos de Lisboa, lançou hoje na CGTP-IN, o Roteiro pela Igualdade, iniciativa  integrada na semana  da Igualdade, que decorre de 2 a 6 de Março.

Nos dias 4, 5 e 6 de Março vamos estar na região de Lisboa com todas e todos os trabalhadores de várias empresas e locais de trabalho de diferentes sectores de actividade, desde o centro de contacto,  passando pela logística,  à cantina, à creche e até ao hospital.  Nestes locais de trabalho estão mulheres e homens que não desistem resistem e lutam pela valorização do trabalho e pela dignificação das condições de vida.

A precariedade laboral é o grande flagelo, geradora de grande instabilidade na vida de muitas mulheres, que associada aos baixos salários, à desregulação dos horários que obstaculiza a conciliação entre a vida profissional e a vida familiar e pessoal. Portugal é o quarto país da União Europeia onde se trabalha habitualmente mais horas por semana a tempo completo e mesmo assim, há mulheres que tem que ter outros trabalhos, porque o que ganham não chega para pagar a renda de casa, os infantários ou ATL’s, são os chamados trabalhadores pobres.

São mulheres que trabalham em sectores, onde as suas profissões são muito desgastantes com intensos ritmos de trabalho , a violação dos direitos são uma constante e também o assédio, estes são alguns ambientes onde proliferam as doenças profissionais deixando muitas mulheres incapacitadas.

É neste contexto que marcamos o Dia Internacional da Mulher, ligado à luta por melhores condições de vida e de  trabalho, embora a  igualdade esteja consagrada na lei, falta consolidar no trabalho e na vida, por isso continuamos a lutar para que a Igualdade seja uma realidade.

Sabe mais aqui.