No dia 26 de Janeiro, o Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Sul e regiões  autónomas decretou greve, no turno da manhã e no turno da tarde, no hospital Dr. Fernando da Fonseca, mais conhecido por hospital Amadora /Sintra.

Ana Amaral, dirigente sindical interveio e lembrou que os trabalhadores da saúde foram muito elogiados durante a pandemia, “mas não é com palmadinhas nas costas, que se governam”, os trabalhadores exigem a negociação de um instrumento de regulamentação colectiva, que harmonize os direitos dos trabalhadores, tendo por base o acordo colectivo que vigora nos restantes hospitais Entidades Publicas Empresariais (EPE) do Serviço Nacional de saúde. Os trabalhadores reivindicam a implementação das 35 Horas de trabalho semanal, salários e carreiras dignas, bem como a contratação de mais trabalhadores. O Serviço Nacional de Saúde público, gratuito e Universal é indispensável para continuar a assegurar cuidados de saúde a todos os cidadãos e suas famílias, tenham direito tenham direito à saúde.