luta_covina

Centenas de pessoas, entre trabalhadores e população, realizaram esta tarde um corte simbólico da Estrada Nacional 10, contra a intenção de despedimento colectivo, pretendido pela empresa, que tem como grande objectivo, tal como se encontra expresso no processo: “com a redução de mais de 45 postos de trabalho em 2013, a economia da massa salarial ascenderá a mais de 1,5 M € para o ano de 2013”.

A Comissão de Trabalhadores da SGPS assume o compromisso de desenvolver todos os esforços e iniciativas para impedir que esta intenção se concretize e os postos de trabalho sejam salvaguardados, pois a empresa não pode desperdiçar a sua principal riqueza que é o capital humano, detentor de experiência, qualificação e dedicação à SGSP.

Acresce também que, de forma premeditada e selectiva, a empresa, nas semanas que antecederam o actual processo, procedeu a trocas constantes de equipas, alterações de horários, tanto a nível individual como colectivo, de forma que, para além de outros trabalhadores, 13 dos actuais 17 eleitos como representantes sindicais, na CT ou na Segurança e Saúde no Trabalho, foram colocados nas linhas de produção que se pretendem agora encerrar. Uma empresa certificada que investiu nestes trabalhadores, tornando-se mais rentável e competitiva, não pode, por razões conjunturais, dispensar 45 trabalhadores, tornando-os descartáveis agora, para mais tarde necessitar deles novamente, contribuindo para o aumento do desemprego, num momento particularmente grave em Portugal, visando causar um encargo acrescido para a Segurança Social e uma situação dramática para os trabalhadores e suas famílias.

Ler parecer da Comissão de Trabalhadores da Saint Gobain Sekurit Portugal