luta_hotelaria_sintab_camoesCentenas de trabalhadores, do Sul, Centro e Norte, dos sectores da Agricultura, Alimentação, Hotelaria, Turismo, Restauração e Bebidas estiveram hoje, dia 21 de Fevereiro, concentrados no Largo de Camões junto ao Ministério da Economia e do Emprego. Em protesto contra o congelamento dos salários, o roubo dos direitos e as más condições de trabalho. O conjunto destes sectores representa cerca de 350 mil trabalhadores que estão desde há quatro anos sem ver os seus salários aumentados e somando este facto à política de direita do Governo PSD/CDS estes milhares de trabalhadores e suas famílias vivem as suas vidas em condições insuportáveis.

O Governo PSD/CDS, bem como os anteriores, tem o dever de promover a negociação da contratação colectiva e não o faz, pelo contrário, toma medidas a favor do patronato que aproveita para boicotar a negociação, congelando salários e precarizando as relações laborais. O Ministério da Economia e do Emprego tem a obrigação legal de promover medidas para a resolução deste problemas e por isso estes trabalhadores deslocaram-se a Lisboa em protesto.

Os trabalhadores destes sectores têm consciência das potencialidades e perspectivas de crescimento das suas actividades, contribuindo positivamente com o seu trabalho para o crescimento da economia nacional, exigindo assim a devida correspondência nos seus salários e condições de vida.