O sindicato dos espectáculos, CENA STE denuncia a comunicação feita pela plural Entertainment de lay-off, sem consulta prévia dos delegados Sindicais, Foram abrangidos 191 trabalhadores do Grupo Plural Entertainment (119 Plural + 72 EMAV).

O sindicato refere que alguns destes trabalhadores estavam em regime de teletrabalho, foram também afetados pelo lay-off, e alguns deles continuam a desenvolver tarefas, após a data da referida suspensão (6 de Abril), bem como outros sectores e departamentos têm continuado a trabalhar nas instalações, como o caso de parte da pós produção, juntamente com outros trabalhadores têm garantido em teletrabalho, e mesmo em alguns trabalhos externos, mostram que a empresa não suspendeu totalmente a sua actividade, e que continua a assumir compromissos com clientes.

O CENA-STE não entende como pode o Grupo Plural Entertainment recorrer ao lay-off, uma vez que é inteiramente detido pelo Grupo MédiaCapital, SGPS, S.A., que por sua vez detém a TVI, que é a empresa que adquire a quase totalidade do produto realizado pela empresa. Uma vez que os produtos realizados pelo Grupo Plural Entertainment continuam a ter radiodifusão (alguns continuam a ser produzidos), que, mais do que nunca, as audiências dos mesmos são muito significativas e que, consequentemente, os espaços comerciais estão a providenciar avultados rendimentos, sendo que não existe qualquer nota pública ou prova que tenha existido quebra ou interrupção contratual entre as mencionadas entidades. Neste sentido o sindicato denunciou, este processo de lay-off, à unidade local de Vila Franca de Xira da Autoridade para as Condições do Trabalho, no sentido de proceder à averiguação minuciosa dos pressupostos invocados pela Plural Entertainment.