A plataforma Lisboa Em Defesa do SNS, tomou posição sobre o atraso das respostas para defender os idosos residentes dos lares e os seus trabalhadores.

Na nota enviada aos órgão de Comunicação social  refere o facto de o  Governo, as Ministras da Saúde e do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e as respectivas entidades públicas, no múltiplo conjunto de normas e medidas emanadas, bem como no controlo da sua execução, não colocaram ao nível das prioridades no combate ao novo Corona Vírus, as comunidades envolvidas, nomeadamente, nas regiões de maior densidade destas instituições.

O resultado está, lamentavelmente, à vista: mortes nos idosos e ainda muitos infectados com a perspectiva de continuar a aumentar; trabalhadores exaustos, em pânico e muitos deles infectados; inúmeros lares sem condições de espaço e equipamentos para procederem ao isolamento dos doentes.

A plataforma Lisboa em Defesa do Serviço Nacional de Saúde reclama da urgência de mais medidas que defendam os idosos e os trabalhadores dos lares e que combatam as desigualdades e as assimetrias existentes no país.

Leia aqui a nota aos OCS.