A Jornada de Acção e Luta convocada pela CGTP-IN, culmina no dia 15 de Julho, pelas 10h00 com Concentração no Largo de Camões e termina na Assembleia da República.

A quantidade e intensidade da acção e luta reivindicativa desenvolvida nos últimos meses, nos diversos sectores e ramos de actividade no plano nacional e particularmente no Distrito de Lisboa, são uma clara demonstração da dinâmica e capacidade de realização dos sindicatos, da determinação e empenho dos seus dirigentes, delegados, activistas e trabalhadores sindicais.

Acção e luta que comprovam que o esclarecimento, a organização e mobilização dos trabalhadores é o caminho a seguir para a defesa dos seus direitos e a melhoria das suas condições de vida e de trabalho.

Acção e luta que, quer seja no plano sectorial em torno da resolução dos problemas concretos nos locais de trabalho, quer seja no plano da luta mais geral e convergente, demonstra que os trabalhadores não aceitam inevitabilidades, nem que se perpetuem os efeitos desastrosos provocados em parte pela pandemia e por tudo o que esta veio revelar e pôr a nu, resultado das políticas de sucessivos governos PS, PSD, CDS.

Os trabalhadores têm dito presente! Nas inúmeras acções convocadas pelos sindicatos, pela USL ou pela CGTP-IN, nas centenas de plenários, greves, paralisações, acções de rua, em muitos casos na porta das empresas. Contra os abusos e as tentativas do patronato de roubo de direitos e aumento da exploração, contra os despedimentos, contra a precariedade, contra a desregulação dos tempos de trabalho, pelo trabalho com direitos, pelo aumento dos salários, pela contratação colectiva.