Os trabalhadores da Fundação INATEL, junto com os sindicatos, levaram a efeito uma semana de esclarecimento, informação e luta que decorreu entre 27 a 31 de Janeiro, em todos os estabelecimentos da empresa, reuniões, plenários, visitas e outras acções. No âmbito destes contactos, destaca-se o facto de os trabalhadores não verem os seus salários valorizados há 4 anos, uma vez que tem sido insistentemente recusado pela Administração, alegando não ser ela que decide o aumento dos salários.

Os trabalhadores sentem o forte aumento do custo de vida, agravado drasticamente com o aumento da carga fiscal e o crescimento brutal dos preços nos produtos e bens de primeira necessidade, assim como, a retirada de direitos e a redução nos salários dos trabalhadores, que esta administração foi rápida e eficiente a fazer, como é exemplo disso, o corte dos salários, a redução do pagamento pelo trabalho suplementar ou ainda redução dos feriados, férias ou pela aplicação do Banco de Horas na empresa.

Os Trabalhadores estão cansados de esperar. Querem ver dignificado o seu trabalho e ver respeitados os seus direitos. Assim, com os Sindicatos, decidiram convocar e participar numa concentração para o próximo dia 7 de Fevereiro, pelas 11h frente à Sede da empresa, Calçada de Sant’Ana, nº 180, em Lisboa, que para o efeito, a FESAHT/Sindicatos enviaram à empresa um Pré-Aviso de Greve para todo dia, de modo a justificar a vinda dos trabalhadores a participar na concentração.