Os trabalhadores da Bespoke, juntamente com o seu sindicato (Construção), concentraram-se hoje junto hoje junto à ACT durante a manhã e à tarde junto ao Ministério dos Negócios Estrangeiros. Tendo em vista ser recebidos pela ACT tal não aconteceu por não haver ninguém que lhes pudesse auxiliar na questão do pagamento dos salários contratados. Esta concentração, vem no seguimento de um pedido de reunião que este sindicato tinha efectuado, junto da Administração da Empresa, a fim de reivindicar o pagamento dos salários devidos a estes trabalhadores, que tinham sido contratados para trabalhar em Inglaterra. Estes trabalhadores, que desde a primeira hora sempre se dirigiram a este escritório, e tendo sido nele celebrado o seu contrato de trabalho com vista à sua partida para Inglaterra viram-se agora confrontados, com a empresa a informar da não existência de qualquer vínculo laboral com estes trabalhadores e a remeter quaisquer informações para a Bespoke (Reino Unido). Esta triste situação laboral, que não é nova no nosso país, vem mais uma vez por a descoberto o funcionamento de certo tipo de “empresas”/ “agências de recrutamento”, que numa primeira fase entrevistam, seleccionam e até celebram contratos laborais com os trabalhadores, mas que depois sacodem a água do seu capote e remetem para as suas congéneres estrangeiras quaisquer informações e responsabilidades. Toda esta situação foi denunciada ao Ministério dos Negócios Estrangeiros através do consulado português em Manchester, que por sua vez remeteu para a Autoridade para as Condições de Trabalho a fim de se apurar responsabilidades sobre as ilegalidades/”burlas”.

Na deslocação ao Ministério dos Negócios Estrangeiros, foram recebidos e foi-lhes garantido que seriam ressarcidos dos valores em dívida, mas uma vez que não foi apresentado um prazo para esse facto os trabalhadores decidiram manter a sua luta, marcando já uma nova concentração junto ao Ministério do Trabalho, a fim de obter respostas, na próxima quinta-feira pelas 10h.