Milhares de Trabalhadores na Rua em Grandiosa Manifestação

Os trabalhadores da Administração Pública estiveram em força na tarde desta sexta-feira, 10/05/2019, em desfile até à residência oficial do Primeiro-Ministro.

Foram muitos os serviços públicos de diversos sectores que pararam pela forte adesão dos seus trabalhadores: escolas, centros de emprego, centros de saúde, repartições de finanças, tribunais, etc.

A luta pelo aumento dos salários, contra o congelamento das carreiras, pela contagem integral do tempo de serviço e contra o SIADAP são os principais motivos deste protesto levado a cabo pelos trabalhadores da Administração Pública central e local.

Durante o percurso os manifestantes foram saudados pelas estruturas Sindicais que integram a Casa Sindical de Lisboa.

Saiba mais aqui.

Greve dos Trabalhadores da Administração Pública encerra Escolas

No dia 10 de Maio os sindicatos da Frente comum realizam uma greve que leva ao encerramento de muitas das escolas públicas do distrito de Lisboa.

Para o mesmo dia está prevista uma manifestação que sai do Marquês de Pombal para a Assembleia da República. Esta luta tem como objectivo exigir o aumento dos salários, a reposição e a valorização das carreiras, a contagem do tempo integral de serviço, revogação do SIADAP (sistema integrado de gestão e avaliação do desempenho na Administração Pública) e a defesa dos serviços públicos. O Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública, não aceita o facto de haver mais de mil milhões de euros para financiar a banca e mais uns quantos para contratar empresas e aquisições de serviços, quando continua a haver mais de 600 mil trabalhadores, que há mais de dez anos não recebem aumento salarial.

TRABALHADORES DA CENTRAL DE CERVEJAS EM GREVE POR AUMENTOS DE SALÁRIOS

O Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura e das Indústria de Alimentação, Bebidas e Tabacos de Portugal (SINTAB) decretou greve para os trabalhadores da Central de Cervejas, situada em Vialonga. A Greve tem como objectivo o aumento dos salários. A Greve Iniciou no dia 6 de Maio às 0h00 e termina no dia 12 Maio às 24h00. A adesão tem sido de 100% nos vários turnos.

1º de Maio Uma jornada de luta memorável!

A Comissão Executiva da CGTP-IN saúda o MSU e, por seu intermédio, os trabalhadores, os jovens, os desempregados e os reformados que, no dia 1 de Maio saíram à rua e fizeram do Dia Internacional do Trabalhador uma jornada nacional de luta memorável para “avançar nos direitos; valorizar os trabalhadores”.

Um dia marcante pela resposta dada aos que atacam os sindicatos da CGTP-IN e tudo fazem para obstaculizar, deturpar e omitir a sua acção em prol dos trabalhadores, pelo trabalho com direitos, o progresso social e a soberania nacional.

Um dia em que a razão deu mais força à reivindicação, a confiança estimulou a esperança e as convicções consolidaram a mobilização para a continuação da luta por uma política de esquerda e soberana, que rompa com a política de direita e reforce os direitos dos trabalhadores.

A grande participação dos trabalhadores nas comemorações do 1º de Maio realizado em quarenta localidades do continente e das regiões autónomas confirmou e reforçou a CGTP-IN como a grande central sindical dos trabalhadores portugueses, demonstrou um apoio inequívoco às reivindicações apresentadas e o compromisso militante de intensificar a luta reivindicativa para a sua concretização.

Sendo a luta nos locais de trabalho e nas ruas um elemento central para atingir os nossos objectivos, importa assegurar o seu desenvolvimento, pelo que o esclarecimento, a participação, a unidade na acção, a mobilização e a luta, são fundamentais para combater o pacote laboral do Governo do PS, responder aos problemas concretos dos trabalhadores e aos cinco eixos centrais reivindicativos, apresentados pela CGTP-IN.

Depois deste grande 1º de Maio, que alguns tentaram esconder, mas a massiva participação popular obrigou a mostrar, é tempo para impulsionar a acção e o reforço da nossa organização, no quadro da realização do XIV Congresso da CGTP-IN e das comemorações do seu cinquentenário.

VIVA A LUTA DOS TRABALHADORES!

VIVA A CGTP-IN!

1º de Maio é com a CGTP-IN

A CGTP convida todos para o grande dia de luta e de festa que constitui o dia Mundial do Trabalhador, “Com a Luta vamos avançar nos Direitos – Valorizar os Trabalhadores”, este é o lema do 1º de Maio da CGTP-IN, que vai ter a sua grande comemoração em Lisboa, na Alameda D. Afonso Henriques.

São 45 anos do 1º primeiro de Maio em Liberdade e a festa começa logo de manhã, com a realização da 38ª corrida Internacional do 1º de Maio, a União dos sindicatos de Lisboa-CGTP-IN, estrutura intermedia da CGTP-IN responsável pela organização desta prova de atletismo, onde centenas de atletas de várias idades percorrem as principais ruas e avenidas da cidade, mas os mais pequenos ou aqueles que se sentem com menos preparação fisica também podem participar na Mini-Corrida.

No relvado da Alameda, podemos fazer um piquenique bastante variado, com a oferta de iguarias, confeccionadas pelos activistas dos diversos sindicatos, pode-se comer desder o caldo verde à bela sardinha assada, a bifana no pão ou experimentar a granada, nos petiscos da União, como sobremesa venha provar os bolos da Inter-Reformados. Já com a  a barriguinha cheia, vamos todos à Manifestação.

O 1º de Maio da CGTP é uma grande Jornada de unidade e luta contra a proposta de lei laboral do governo do PS, que com o apoio do PSD e do CDS pretende fumentar a precariedade, desregular os horários e pôr em causa a conciliação do trabalho com a vida pessoal e familiar, atacar a contratação colectiva, os direitos e reduzir os rendimentos. Vamos dizer não ao banco de 150 horas anuais, vamos rejeitar o periodo experimental de 180 dias, os despedimentos e o não pagamento da compensação. Este grande dia de festa e de Luta termina com o Comicio onde intervirá o secretário Geral da CGTP-IN, Arménio Carlos, e a actuação de Celina da Piedade.

Na Rota da Precariedade

União Lisboa-CGTP-IN já está a meio caminho da Rota contra a precariedade. Iniciamos a Rota junto aos trabalhadores da SONAE / Azambuja, que massivamente participaram na greve decretada pelo CESP . 2a. Paragem , Catringport um dos locais onde denunciamos que mais de 60% dos trabalhadores são precários. Estivemos também no centro de contacto da PT, na Afonso Costa, com uma grande participação dos trabalhadores, que estavam em plenário e foram receber a caravana contra a precariedade, aqui a grande reivindicação dos trabalhadores continua a ser as admissão nos quadros da Meo Altice. HUMANIZA-te não pode ser só um anúncio é necessário humanizar as relações de trabalho!

Na Rota da Precariedade

27 FEV| Caravana Automóvel

Contra a Precariedade!

A união dos sindicatos de Lisboa- CGTP-IN realiza uma CARAVANA AUTOMÓVEL CONTRA A PRECARIEDADE no dia 27 de Fevereiro com paragem em vários locais de trabalho (abaixo descritos) que culminará pelas 16h30 junto da ACT, Av. Casal Ribeiro.

Mais de um quinto dos trabalhadores na área Metropolitana de Lisboa (22,6) têm um vinculo não permanente (80% dos quais são contratos a termo e 20% contratos de prestação de serviços onde se encontram os recibos verdes), atingindo de forma particular  os jovens e as mulheres.

A precariedade atravessa vários sectores de actividade. Estes trabalhadores encontram-se em situações de grande vulnerabilidade,as suas vidas estão marcadas pela instabilidade a que estão sujeitos, pelos baixos salários que auferem e pela ausência de direitos laborais.

Vamos assinalar um conjunto de  locais de trabalho, através da afixação de uma faixa de Rua “AQUI HÁ PRECARIEDADE! Humanizem-se as relações de trabalho.” Nos locais de trabalho da Sonae e na Afonso Costa, os trabalhadores vão estar na rua.

27 DE FEVEREIRO - PERCURSO DA CARAVANA AUTOMÓVEL

09h Azambuja (Sonae) (CESP)

11h00 Afonso Costa (PT) – SINTTAV/SNTCT

12h00 Expo/EDP (SIESI)– Teleperformence (CESP)

14h30 – Novo Banco- Av. Infante D. Henrique (SINTAF)

15h30 -  Junta de Freguesia do Parque das Nações – Parque - Expo

Encerramento: 16h30 – ACT – Casal Ribeiro

Reflexos da Sociedade

Os trabalhadores da Fidelidade, do call center de Évora, vieram concentrar-se junto à sede da empresa, no largo do Calhariz, na sua luta contra a precariedade contaram com a Solidariedade activa de vários sindicatos, nmeadamente: das Uniões de Sindicatos de Evora e Lisboa das direcções regionais dos sindicatos  CESP; SNTCT; SINTAF; SIESI; CENA-STE, da Interjovem e da CGTP-in.

Os Trabalhadores da Administração Pública Param Para o País Avançar!

A Frente Comum dos Sindicatos filiados na CGTP-IN, vão amanhã,  dia 15 de Fevereiro parar, para o país avançar. O Governo PS apesar de criadas as condições para uma efectiva mudança de políticas, tem falhado por opção própria, na tomada de medidas que são cruciais, para a melhoria das condições de vida e de trabalho, dos trabalhadores da administração pública. É espectável com esta greve que haja uma grande perturbação nos serviços públicos em muitas escolas, hospitais, repartições de finanças, Segurança Social, na higiene urbana.
Esta greve é:
- Pelo aumento real dos salários e das pensões, em 4%, com um mínimo de 60 €, nas remunerações até 1500€;
- A revisão da tabela remuneratória única, estabelecendo o SMN de 650€ como primeira posição e subindo as demais posições remuneratórias;
- Contagem de todo o tempo de serviço para efeitos de progressão da carreira.
No comunicado dizem que ...”o Tempo é agora! Avançar pela dignidade dos trabalhadores, pela valorização das carreiras e do Serviço Publico”.

Está em... Home Acção Reivindicativa