6º ENCONTRO DA INTER-REFORMADOS LISBOA

capa_ir_encontro_2012A Inter-Reformados Lisboa é a organização específica dos trabalhadores reformados, pensionistas e aposentados desta região. Realiza hoje, nas instalações dos Serviços Sociais da Câmara Municipal de Lisboa, nas Olaias, o seu 6º Encontro Regional que conta com a participação de 83 delegados que representam os vários sindicatos do distrito de Lisboa. Neste encontro o apoio e solidariedade da União dos Sindicatos de Lisboa ficou patente com a intervenção de encerramento, que será realizada pelo seu coordenador Libério Domingues, bem como pela participação activa na sua realização de restantes dirigentes e funcionários da USL.

Uma grande parte destes trabalhadores adquiriu, ao longo da vida, uma larga e rica experiência forjada na acção e na luta pela democracia, pela liberdade sindical, por melhores condições de vida e de trabalho e por transformações politicas económicas e sociais que conduzissem a mais e melhor justiça social. Estes trabalhadores, ao deixarem de ser trabalhadores activos, devem passar a integrar Departamentos/Comissões de Reformados nos seus sindicatos, os Órgãos da Inter-Reformados e, assim, prosseguirem a luta pelos objectivos gerais da CGTP-IN e, particularmente, pelos que respeitam aos Reformados. A nível Distrital a Inter-Reformados tem a sua organização com órgãos próprios que desenvolvem a sua actividade com apoio da USL e dos sindicatos que representam.

Ver fotografias do encontro

 

A Inter-Reformados tem vindo a aumentar a sua implantação a nível de cada Distrito. Para tal têm sido promovidas reuniões com os Sindicatos e as Comissões de Reformados instituídas, a fim de se obter uma cada vez melhor Organização e uma visão global da sua situação orgânica e das condições de vida dos trabalhadores reformados.

 

Nos próximos 3 anos dever-se-á dar sequência às decisões tomadas pelos sindicatos na 4ª Conferência de Organização, no 10º Congresso da USL e no XII Congresso da CGTP-IN, que apontam para o reforço do trabalho sindical, com vista à criação de um maior número de Comissões de Reformados como forma de dinamizar esta estrutura representativa dos reformados e pensionistas.

É preciso que se mantenha e em muitos casos se reforce também o trabalho realizado junto dos reformados de modo a que as suas Comissões obtenham dos sindicatos todo o apoio necessário ao desenvolvimento, com a devida autonomia, da acção a que se propõem.

O movimento sindical unitário, considerando o projecto de intervenção e princípios da CGTP-IN, tem feito um esforço para dar maior atenção aos trabalhadores reformados, pois estes constituem uma grande parte da população, em constante crescimento, com a mais valia da experiência de luta acumulada mas, lamentavelmente, muitos ainda não estão disponíveis para a intervenção política e social que temos vindo a fazer, esclarecendo e mobilizando os trabalhadores reformados para as lutas pela defesa dos seus direitos.

Privacidade

Está em... Home Organizações Inter-Reformados 6º ENCONTRO DA INTER-REFORMADOS LISBOA