MARCHA PELO CAMINHO DA IGUALDADE - 8 DE MARÇO - DIA INTERNACIONAL DA MULHER

MARCHA PELO CAMINHO DA IGUALDADE - 8 DE MARÇO - DIA INTERNACIONAL DA MULHERA Comissão de Igualdade entre Mulheres e Homens, organização específica da CGTP-IN, e a União dos Sindicatos de Lisboa, vão realizar este ano, no âmbito das comemorações deste dia, uma marcha pelo caminho da igualdade. Esta marcha terá início às 14 horas na Maternidade Alfredo Costa e culminará junto ao Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. Ao longo do percurso vão ser feitas paragens em diversos locais de trabalho. Desde os finais do século XIX, irromperam lutas e greves de mulheres contra os horários de 16 horas diárias e salários de miséria nas fábricas, pelo direito de voto, pela melhoria das condições de vida e de trabalho, pela igualdade e o fim das discriminações.

Ler documento a distribuir aos trabalhadores; ver cartaz do Dia Internacional da Mulher.

 

Em 1975 foi comemorado oficialmente o Ano Internacional da Mulher e em 1977 foi reconhecido pelas Nações Unidas o dia 8 de Março, como o Dia Internacional da Mulher. A Constituição da República Portuguesa, desde a sua aprovação em 1976, consagra e valoriza as conquistas sociais, económicas, políticas e culturais das mulheres. O dia 8 de Março mantém hoje relevância nacional e internacional, embora surja, muitas vezes, desligado da sua origem histórica e da importância do papel, da participação e da luta das mulheres, perpetuando-se a invisibilidade das discriminações e desigualdades a que ainda estão sujeitas.

Está em... Home Organizações Comissão da Igualdade entre Mulheres e Homens MARCHA PELO CAMINHO DA IGUALDADE - 8 DE MARÇO - DIA INTERNACIONAL DA MULHER