HORAS EXTRAORDINÁRIAS DOS MÉDICOS VOLTARÃO A SER PAGAS A 100%As horas extraordinárias dos médicos voltarão a ser pagas com um acréscimo de 100 por cento a partir de Julho deste ano, mas no próximo dia 1 de Março já vão passar para os 75 por cento, em vez dos actuais 50 por cento. A informação é adiantada pela FNAM - Federação Nacional dos Médicos, no seu site, onde dá conta de uma reunião com o ministro da Saúde e os dois secretários de Estado, realizada na passada segunda-feira, 6 de Fevereiro.

Também foi decidido dar início, ainda este mês, à discussão sobre a revisão da Carreira Médica e das grelhas salariais.

O cumprimento dos descansos compensatórios dos médicos foi outra matéria abordada, ficando assente que será emitido um despacho dos secretários de estado a todas as administrações dos serviços de saúde para que seja integralmente respeitada a legislação.

No decurso da reunião as organizações sindicais médicas foram surpreendidas com a informação de que estava para promulgação um novo decreto relativo à gestão hospitalar, onde são estabelecidos os CRIs ( Centros de Responsabilidade Integrados) hospitalares e a limitação dos mandatos dos cargos de gestão. Sobre esta matéria, os representantes sindicais fizeram notar que este tipo de legislação impõe a prévia negociação sindical e que ela tinha sido desrespeitada, pelo que serão adoptadas medidas pelos sindicatos para fazer "face a uma situação que não é tolerável".