Passado pouco mais de um mês sobre uma visita à fábrica da Plasman (antiga DURA), no Carregado — que envolveu representantes dos trabalhadores para a Segurança e Saúde no Trabalho, bem como a organização do SITE CSRA e a Fiequimetal —, a empresa respondeu positivamente a diversas situações detectadas e medidas propostas.

A visita, feita com o responsável da empresa pela área da Segurança e Saúde no Trabalho, ocorreu no dia 7 de Dezembro. Foram verificadas diversas situações de potencial perigo para a segurança, saúde e integridade física dos trabalhadores. Foi elaborado um relatório, contendo as situações verificadas e apontando algumas medidas de segurança que poderiam ser implementadas.

Em Janeiro, a empresa respondeu positivamente a diversos pontos. O sindicato refere, entre outros:

• Composição das equipas de prevenção;

• Sistemas de extracção de poeiras;

• Sentido da circulação de empilhadores na nave de montagem;

• Melhorias na bacia de retenção das lamas;

• Saída mais cedo, para que os trabalhadores possam aceder ao balneário e fazer a sua higiene pessoal;

• Disponibilização de dois cacifos para colocar as roupas de trabalho.

A Direcção e a Comissão Sindical da Plasman do SITE CSRA consideram que este caso mostra bem como a participação dos representantes dos trabalhadores no âmbito da Segurança e Saúde no Trabalho tem efeitos positivos na melhoria das condições de laboração.