O Apelo é uma iniciativa que juntou um conjunto de personalidades que, entre outros aspectos, considera que «o respeito pelos princípios do direito internacional, conformes com a Carta da ONU e os constantes na Acta Final da Conferência de Helsínquia, é o caminho para garantir a paz, a segurança, a cooperação,a justiça, os direitos dos povos», apela a todos os que aspiram à paz e que partilham dos princípios, preocupações e considerações constantes do Apelo a participar nas acções que terão lugar nos próximos dias 25 de Junho, pelas 15h00, na Rotunda do Marquês de Pombal, em Lisboa, e 29 de Junho, pelas 18h00, na Cordoaria, no Porto.

A União dos Sindicatos de Lisboa/CGTP-IN também se associou a esta iniciativa e vai dinamizar esta importante acção junto de  todos os Sindicatos do Distrito de Lisboa. É com preocupação que verificamos que em vez de estarmos todos apostados na via diplomática muitos países da União Europeia estão a enveredar por outros caminhos que como diz o apelo são extremamente perigosos: “O aumento das despesas militares, a corrida aos armamentos, a produção de mais sofisticadas armas, incluindo nucleares, a instalação de mais bases militares em países terceiros, representam uma inquietante ameaça para todos os povos da Europa e do mundo, tanto mais quando se constata o agravamento dos problemas da fome, da doença, da pobreza que afectam grande parte da Humanidade”.

Leia aqui texto integral do Apelo e a lista dos seus primeiros subscritores.