PLATAFORMA LISBOA EM DEFESA DO SNS DENUNCIOU ENCERRAMENTO DE SERVIÇOS NO PULIDO VALENTE!A Plataforma Lisboa em defesa do Serviço Nacional de Saúde, realizou, no dia 13 de Julho, uma distribuição aos utentes e trabalhadores do Hospital Pulido Valente, em Defesa dos Serviços Públicos de Qualidade e para todos, contra a entrega dos cuidados continuados e paliativos a privados.
No início da cada época balnear, o Hospital Pulido Valente (HPV) vai sofrendo com o encerramento de serviços! Mais um serviço de medicina encerrado e transferido para o Hospital de Santa Maria.

Ler documento distribuição aos utentes e trabalhadores.

Nos últimos anos vários Serviços do HPV têm vindo a ser alvo de sucessivos encerramentos, levando à perda de dezenas de camas, sendo exemplos os seguintes Serviços:

Urologia; cirurgia vascular; serviço de gastro; medicina 2 e a unidade de cuidados intensivos da pneumologia.

O Sindicato dos trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Sul e Regiões Autónomas e o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, realizaram reuniões com o Concelho de Administração do Centro Hospitalar Lisboa Norte (CHLN), onde foram informados sobre o “futuro” do Hospital Pulido Valente. Deste “futuro” fazem parte a transferência do Serviço de Medicina para o Hospital de Santa Maria, (Serviço este que teve obras recentes de melhoramento), a integração da USF do Lumiar em espaço do HPV; a criação de 75 camas de cuidados paliativos e continuados; e a criação de 160 camas de medicina interna, geridas pela ARS LVT, para fazer face à sobrelotação de outros Hospitais de Lisboa.

Para além da óbvia descaracterização dos Serviços do HPV, dar-se-á uma entrega de camas à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, situação que é de todo inadmissível, devendo o Estado assumir a responsabilidade pela prestação destes cuidados.