DESINVESTIMENTO NA LINHA DE CASCAIS É A CAUSA DA SUPRESSÃO DE COMBOIOSO desinvestimento a que tem sido votada a linha de Cascais, ao longo das duas últimas duas décadas, está agora a fazer sentir os seus efeitos, provocando problemas contínuos no material circulante, com uma imobilização superior ao normal, o que não permite a garantia da oferta programada. A FECTRANS denuncia que é essa a razão central da medida de reduzir a oferta na linha de Cascais, desde o passado dia 18, tal como tinha acontecido já antes com a supressão dos comboios de S. Pedro e, que não será a última medida caso persista a política de abandono desta linha.

Apesar da redução do número de comboios, continuámos a assistir à supressão doutros nas horas de ponto, altura em que, normalmente, ocorrem o maior número de avarias. Lembramos que na altura de renovação do material circulante, optou-se por fazer a “modernização” dos comboios antigos que existiam na linham, dando-lhe uma “cara nova” mas mantendo o “esqueleto velho” A situação não é mais grave porque a capacidade técnica e empenho dos trabalhadores da EMEF, tem conseguido reduzir os impactos negativos da falta de investimento na infraestrutura e material circulante da linha de Cascais, mas estes trabalhadores não fazem milagres, quando a empresa é sujeita a constrangimentos imposto pelo governo que dificultam a sua actividade. É a EMEF que garante a qualidade e segurança do material circulante e esta é uma das empresas quer o governo quer privatizar, o que contribuirá para agravar a situação.

O que se passa na linha de Cascais é apenas uma parte do problema mais geral, em que o desinvestimento está a conduzir à degradação d serviço prestado, como é o caso da linha do Sado. Os responsáveis por esta situação são os sucessivos governantes que têm conduzido uma política de destruição do sector público de transportes, no objectivo de o privatizar pelo mais baixo preço. Este não é um problema de falta de dinheiro, mas sim de opções, porque o governo tem previligiado os negócios "swaps", que já absorveram mais dinheiro do que necessário para fazer a renovação do material circulante na linha de Cascais.