agua_todos_dia_mundial_22_marcoA campanha Água é de Todos assinala esta sexta-feira, 22 de Março, o Dia Mundial da Água com acções de sensibilização para a defesa da gestão pública dos serviços de água e de saneamento. Em Lisboa, no Rossio, realiza-se uma Tribuna Pública entre as 10h00 e as 12h30, em Odivelas é promovida uma concentração junto aos Paços do Concelho, às 14h00, onde será lida uma «Declaração de município inimigo da água pública» e entregue um troféu à presidente da autarquia.

Animação sonora, colocação de panos, distribuição de um documento à população e realização de concentrações são os principais ingredientes das acções que serão realizadas um pouco por todo o pais, salientando-se desde já iniciativas em Faro, Olhão, Nazaré, Odivelas, Aveiro, Porto, Coimbra, Braga, Famalicão, Évora, Almada, Barreiro, Seixal, Cacém e Amadora.

Ler documento sobre a campanha

    

No documento que será distribuído à população, disponível em www.aguadetodos.com, a Comissão Promotora da campanha salienta que foi recentemente entregue no Parlamento uma Iniciativa Legislativa de Cidadãos com mais de 43 mil subscritores, que exige a votação de uma lei pela «Protecção dos Direitos Individuais e Comuns à água», propondo, entre outros princípios, que seja assegurado o direito fundamental à água e ao saneamento, bem como a proibição da privatização dos serviços de água. 

No documento são ainda denunciados «negócios ruinosos» levados a cabo em diversas autarquias, designadamente Barcelos, Paços de Ferreira e Marco de Canavezes. Estes e muitos outros exemplos «mostram que a privatização da água é feita exclusivamente para beneficiar os interesses privados, lesando gravemente os interesses das populações e dos trabalhadores», salienta a Água é de Todos, que apela à inversão deste caminho e à remunicipalização dos serviços privatizados, «na defesa dos interesses das populações».