mini-Comboio

A USL APOIA A LUTA DOS TRABALHADORES FERROVIÁRIOS

DIA 12 JANEIRO - MANIFESTAÇÃO NACIONAL

O Sindicato Nacional dos trabalhadores do sector Ferroviário e um conjunto de organizações representativas dos trabalhadores do sector vão realizar no próximo dia 12 de Janeiro de 2011, uma manifestação nacional junto à residência oficial do primeiro-ministro, com pré-concentração na praça do Rossio, em Lisboa, às 13h45.

As medidas anunciadas recentemente pelo Governo de despedir centenas de trabalhadores, o encerramento de linhas, extinção de serviços, fecho de oficinas, são medidas que merecem o nosso forte repúdio e que, com elevados custos sociais e laborais, visam criar todas as condições para a privatização do sector, colocando-o à mercê dos interesses dos grandes grupos económicos.

A USL-CGTP-IN vê com elevada preocupação as medidas anunciadas, que vão agravar ainda mais as condições de vida e de trabalho dos trabalhadores ferroviários, com um número significativo de trabalhadores atirados para o desemprego ou empurrados para pré-reformas.

Por outro lado, a Política do governo em matéria de transportes públicos tem sido de colocar Portugal e os Portugueses “fora das carruagens”.

Desde logo, os aumentos dos preços dos transportes públicos anunciados já para 2011 são inadmissíveis, considerando que estes têm um peso significativo nos orçamentos familiares, já fortemente penalizados pela subida dos preços de outros produtos e bens essenciais e pela perca do poder de compra dos salários e das pensões.

Em simultâneo, não se realizam os investimentos necessários e anuncia-se a supressão de comboios e alteração de horários que, contribuem para aumentar o tempo despendido pelas populações em deslocações e não incentiva a utilização do transporte público.

Esta é uma luta de todos!

A USL está com os objectivos centrais desta luta:

Contra o roubo dos salários, pela valorização dos salários; Contra as privatizações, pela defesa do serviço público; Contra os despedimentos, pelo trabalho com direitos; Pelo desenvolvimento da contratação colectiva, cumprimento dos acordos; Por um transporte ferroviário público e de qualidade!