7ª CONFERÊNCIA DISTRITAL DA INTERJOVEM LISBOA A 20 DE MAIO - ACABAR COM A PRECARIEDADE! CONSTRUIR O FUTURO! REFORÇAR OS SINDICATOS E A LUTA!A Interjovem, enquanto organização específica da CGTP-IN, desenvolve a sua acção no quadro dos seus princípios e objectivos fundamentais de unidade, democracia, independência, solidariedade e do sindicalismo de classe e de massas. É neste âmbito que se enquadra a Interjovem/Lisboa e a sua intervenção junto dos jovens trabalhadores no distrito de Lisboa, dando expressão aos seus problemas específicos e às suas legítimas aspirações, enquadrada no conjunto da acção desenvolvida pela USL e pelos sindicatos, afirmando a sua natureza de classe e o papel insubstituível da CGTP-IN na conquista e defesa dos direitos dos trabalhadores. A Interjovem/Lisboa é ainda o espaço necessário para a discussão dos problemas da juventude e da sua resolução.

A política de direita levada a cabo por sucessivos governos e intensificada e agravada pelo anterior governo PSD/CDS, em obediência cega e ao serviço dos interesses e objectivos do poder económico e financeiro, nacional e estrangeiro, conduziu o País a um rumo de retrocesso social, com graves consequências negativas na vida dos jovens trabalhadores. Um rumo que se traduziu no agravamento da exploração dos trabalhadores, na destruição de postos de trabalho, na desvalorização de salários, no elevado desemprego, no brutal aumento da precariedade e da emigração forçada, no ataque a direitos, liberdades e garantias constitucionais. Impõe-se, por isso, o reforço e intensificação da luta organizada, que reflicta a vontade, a força e a combatividade dos jovens trabalhadores, a partir das empresas e locais de trabalho, no seio do sindicato, trazendo à luta e sindicalizando cada vez mais jovens, desenvolvendo um trabalho específico para as suas questões, esclarecendo e mobilizando, independentemente dos seus vínculos ou situação profissional.