A prestação de trabalho em regime de teletrabalho constituiu a mudança mais marcante no domínio da organização do trabalho no período mais recente.

A Federação dos Sindicatos dos Transportes e Comunicações (FECTRANS) e a União dos Sindicatos de Lisboa (USL/CGTP-IN) promoveram um debate no dia 13 de Abril na casa Sindical de Lisboa que foi transmitido via Facebook. Nesta acção contamos com a participação de vários activistas de diferentes sectores nomeadamente dos Correios, telecomunicações (SNTCT) e audiovisuais (SINTTAV); dos Transportes Rodoviários (STRUP); da actividade seguradora (SINAPSA) e das indústrias eléctricas (SIESI) que testemunharam as repercussões do teletrabalho na vida dos trabalhadores.

Os Sindicatos não põe em causa o direito de opção por esta figura de trabalho a partir de casa, não pode ser é uma imposição, o que se prevê é que as entidades patronais estão a generaliza-lo, sem a participação dos sindicatos e sem considerar as inúmeras e negativas consequências que a generalização desta forma de trabalho traz para os trabalhadores.

Veja o vídeo.