O Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários e Urbanos de Portugal, (STRUP/FECTRANS) denunciam a intenção da Barraqueiro Transportes (BT), que se encontra actualmente em regime de “lay-off” simplificado e que só termina no final do mês de Julho, não podendo antes disso accionar o mecanismo conforme previsto no Código de Trabalho. No entanto a BT anunciou a intenção de accionar o mecanismo de lay-off previsto no Código do Trabalho, pelo período de 9 (nove) meses a partir de 1 de Agosto e abrangendo 770 trabalhadores, colocando 170 trabalhadores com suspensão de contracto e 600 com redução de horário, o que lhes permite manter a situação de redução de salários e passar a maior parte dos encargos com pessoal para a Segurança Social.

O Sindicato lembra que o Estado continua a pagar a estas empresas, mas sem capacidade de as obrigar a retomar a sua actividade normal que garanta transporte em quantidade e em conformidade com as regras impostas pela DGS para protecção de trabalhadores e utentes e por isso elas continuam imobilizadas, à espera de mais dinheiro.

Leia mais aqui.