saudação palestinaTivemos no 11º Congresso da USL, o Sr. Fadi, Secretário da Delegação Geral da Palestina em Portugal. Agradeceu à USL e à CGTP-IN a inquebrantável e militante solidariedade para com os trabalhadores e o Povo da Palestina, que lutam pela sua autodeterminação e independência, um direito reconhecido pela ONU e por todos os amantes da PAZ em todo o mundo.

Os trabalhadores palestinianos enfrentam grandes dificuldades. Devido à ocupação ilegal de Israel, da Cisjordânia e Gaza, há um enorme desemprego e péssimas condições de trabalho.

Os colunatos e o muro de separação e a repressão militar de Israel, tornam muito difícil a circulação dos palestinianos, mesmo para trabalhar.

Os trabalhadores palestinianos que trabalham em Israel ou nos colunatos israelitas nos territórios ocupados, têm os piores empregos, os mais baixos salários, falta de segurança social e de assistência médica.

Só o fim da ocupação Israelita e a existência de um Estado Palestiniano com capital em Jerusalém é solução para este conflito, que tantas mortes e sofrimento têm produzido.

Os sindicatos e os trabalhadores da Palestina exigem:

- O fim da ocupação israelita

- O desmantelamento do muro e dos colunatos

- A libertação de todas as forças políticas palestinianas

- O regresso à Palestina dos milhões de exilados

- Uma Palestina livre e soberana.

A Autoridade Palestiniana defende uma solução pacífica e negociada e agradece aos trabalhadores Portugueses, à CGTP-IN e à USL toda a solidariedade ao longo de muitas décadas.