cartaz_10_congressoA União dos Sindicatos de Lisboa, a maior estrutura sindical da CGTP, vai realizar, nos dias 11 e 12 de Novembro no Cinema S. Jorge, o seu 10º Congresso sob o lema, Unir, Lutar, Avançar - Transformar o futuro com a força de quem trabalha.
O 10º Congresso da União dos Sindicatos de Lisboa realiza-se num quadro em que o poder económico e financeiro assume um crescente domínio sobre o poder politico, em que de forma cada vez mais submissa os sucessivos Governos se assumem como meros executores das orientações do Grande Capital, prosseguindo e intensificando uma política totalmente contrária aos interesses dos trabalhadores, do povo e do País; num contexto em que aqueles que são os verdadeiros responsáveis pela grave situação em que vivemos se ajoelham e capitulam perante as imposições das troikas do grande capital nacional e internacional, subscrevendo ou apresentando programas cujas medidas constituem uma autêntica declaração de guerra aos trabalhadores e ao povo, um atentado à democracia e que comprometem o futuro de Portugal como país livre e soberano.
O momento político económico e social exige, pela parte de todos os que estão a ser duramente atingidos, uma resposta firme e determinada, uma resposta consequente, combativa e organizada. Uma resposta que exige um movimento sindical de classe, princípios e objectivos da USL/CGTP-IN e dos sindicatos que a integram.
Os sindicatos têm um papel fundamental na construção de alternativas aos mais diversos níveis, quer no Sector Privado ou no Sector Público, contribuindo decisivamente para o reforço e consolidação da CGTP-IN como a grande Central Sindical de todos os trabalhadores, que lutam pela dignificação e valorização do trabalho e dos trabalhadores, que assegurem um futuro diferente, com progresso, justiça social e desenvolvimento efectivo do distrito e do País.

10_congresso_usl