capa_luta_sepO Sindicato dos enfermeiros Portugueses, realizou uma vigília, no dia 6 de Julho a partir das 17h em frente ao Ministério da Saúde.
O Ministério da saúde lançou um concurso público para colmatar a falta de enfermeiros em varias unidades de saúde. €3.69centimos foi o valor que uma empresa em “regime de subcontratação” ofereceu aos enfermeiros, profissionais qualificados, a maior parte destes trabalhadores estão a ocupar necessidades permanentes, com horário completo e com subordinação hierárquica. Não há sombra de dúvida que estes trabalhadores deveriam ter um vinculo efectivo de trabalho e receber de acordo com a tabela salarial aplicável aos enfermeiros.
É um escândalo, o valor oferecido por esta empresa!
Primeiro porque está abaixo do SMN; segundo, não respeita as tabelas salariais aplicáveis a estes profissionais; terceiro é vergonhoso que se ofereça esta miséria a trabalhadores licenciados, muitos deles com especialização, onde lhes é solicitado dedicação por trabalharem com pessoas, normalmente mais vulneráveis; Este é mais um dos maus exemplos dados pelo governo ao preencher postos de trabalho efectivos com contratos precários! O SEP denunciou e exigiu a regularização desta situação!  É vergonhoso que o Ministério da Saúde não anule este concurso que é uma afronta à dignidade de quem trabalha!

Ler comunicado distribuído aos enfermeiros , ver fotografias da vigília