capa_luta_ssRealizou-se ontem, em Lisboa, uma manifestação em defesa da Segurança Social que uniu a Praça do Areeiro e o Ministério da Solidariedade e Segurança Social na Praça de Londres. Um forte e combativo protesto com trabalhadores e activistas sindicais vindos de todo o país. Em luta pelo direito à protecção social, sendo um direito social fundamental de todos os cidadãos, consagrado na Constituição da República Portuguesa.
Para garantir a realização deste direito, a Constituição impõe ao Estado, o dever de criar, organizar e manter um sistema de Segurança Social que proteja os cidadãos nas suas situação de necessidade, como a doença, a velhice, a invalidez, o desemprego, a morte, e em geral, em todas as situações de falta ou diminuição dos meios de subsistência ou de capacidade para o trabalho.
A CGTP-IN rejeita a redução do valor das prestações sociais, que o Governo PSD/CDS decretou unilateralmente alegando que os direitos devem ser reduzidos para combater a fraude ou que está em causa a sustentabilidade do sistema de segurança social.
O Sistema Público de Segurança Social, Universal e Solidária é uma conquista da Revolução de Abril, é um património insubstituível enquanto instrumento da redistribuição do rendimento nacional, por via da protecção social aos trabalhadores e a quem se encontra em situação de pobreza.
Direito conquistado com a Revolução de Abril não é esmola nem favor do Estado!

Ver fotografias desta acção de luta