Perante a falta de respostas patronais às propostas reivindicativas de 2022 e 2023, os trabalhadores da Fima-Olá (Unilever Fima), em Santa Iria de Azóia, vão fazer greve, por 24 horas, na próxima quarta-feira, dia 11, e manifestam-se em Lisboa, informou o SITE CSRA.

Durante a greve, os trabalhadores vão concentrar-se no Parque das Nações, em frente ao Oceanário de Lisboa, entre as 10h00 e as 13h00. Também participarão nesta acção dirigentes da Fiequimetal e da CGTP-IN.

Piquetes de greve estarão presentes, à porta da fábrica, no início de cada turno: dia 10, das 22h00 às 24h00, e dia 11, das 6h30 às 9h00. Depois, os trabalhadores dirigem-se à estação de comboios de Santa Iria da Azóia, para participarem na concentração junto do Oceanário. Um novo piquete funcionará das 14h00 às 16h00.

Só salários compensam perdas

A luta foi aprovada em plenários, a 19 de Dezembro, após a administração ter deixado sem resposta uma resolução que lhe foi entregue a 16 de Novembro.

Devido ao congelamento de salários, os trabalhadores perderam poder de compra nos últimos 13 anos. Exigiram, nessa resolução, respostas às suas propostas de aumentos salariais em 2022 e 2023 (90 euros), até aos plenários marcados para 19 de Dezembro.

A administração insiste nas compensações em prémios, mas os trabalhadores querem ver os seus salários aumentados, em vez de pagamentos de bónus.

Houve um compromisso patronal de tomar medidas e dar respostas à inflação, mas nada de concreto é conhecido, seja relativamente a 2022 ou 2023.

O que se sabe é que, nos últimos anos, houve uma subida do volume de produção. Os lucros e os bons resultados dos accionistas batem sucessivos recordes.

Por outro lado, os trabalhadores sentem cada vez mais a degradação das suas condições de vida, em consequência do brutal aumento dos preços dos bens e serviços essenciais.