luta_musp_alhandraRealizou-se ontem, dia 30 de Agosto de 2011, junto à estação da CP de Alhandra, uma concentração promovida pelo MUSP (Movimento de Utentes de Serviços Públicos) e pela USL (União de Sindicatos de Lisboa) de protesto contra o aumento do preço dos transportes e da repressão do Governo PSD/CDS-PP que se fez sentir através da acção da PSP que no dia anterior perante o protesto pacífico de corte simbólico da Linha da Azambuja nos dois sentidos na Estação da CP em Alhandra, despropositamente levou à detenção de dois utentes, a agressões e ao disparo de uma bala para o ar. Reafirmamos o nosso inequívoco apoio a todos aqueles que se manifestaram ontem e hoje, afirmando de viva voz que os utentes tem o direito de protestar quando são duramente atingidos por uma política que favorecendo os grandes grupos económicos e financeiros, lança na ruína os trabalhadores e o povo português.

Ao contrário do veiculado na generalidade da comunicação social, que reproduziu na integra o comunicado do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, conforme foi possível apurar pelos relatos de inúmeros cidadãos que participaram no protesto de ontem ou que se encontravam na estação da CP, não houve qualquer resistência à acção das forças policiais, a linha foi desimpedida logo que a PSP contactou com os utentes que bloqueavam a linha. Ao contrário das notícias veiculadas a linha de comboio já estava desimpedida quando ocorreram os incidentes, como prova o facto de tanto o tiro disparado para o ar e as duas detenções terem ocorrido já fora da Estação da CP, quando o protesto já se tinha desmobilizado.
A USL reafirma as posições assumidas pelo MUSP durante a iniciativa de protesto e exige o imediato arquivamento dos processos levantados contra os dois utentes detidos e exige um inquérito rigoroso à actuação das forças policiais neste incidente.