A União dos Sindicatos de Lisboa- CGTP-IN em articulação com os Sindicatos dos Trabalhadores da Agricultura e das Indústrias da Alimentação, Bebidas e Tabacos de Portugal (SINTAB), Comercio Escritórios e Serviços de Portugal (CESP), Ferroviários e o sindicato dos Transportes Rodoviários e Urbanos de Portugal (STRUP) vão realizar uma Conferência de Imprensa, no dia 20 de Maio junto à Sonae, no Espadanal da Azambuja, pelas 17h00, com a participação da Secretária Geral da CGTP-IN, Isabel Camarinha.

Esta conferência de Imprensa tem como objectivo denunciar a falta de condições de trabalho e de transporte com que estes trabalhadores estão confrontados, num momento de desconfinamento e de retoma da actividade económica.

- Os Trabalhadores são essenciais à economia!

Neste contexto do surto epidemiológico da COVID-19 e de desconfinamento social, exige-se a adopção de medidas especiais por parte das entidades patronais, das autoridades sanitárias, bem como o reforço da fiscalização por parte da autoridade para as condições de trabalho. Os trabalhadores da indústria alimentar, da logística e dos transportes, têm estado a trabalhar diariamente, para garantir transporte de milhares de trabalhadores e o abastecimento de bens essenciais, como é a alimentação.

A falta de condições sanitárias nos locais de trabalho ou nos meios de transporte, não podem colocar em risco a saúde e a vida dos trabalhadores. Os locais de trabalho têm que ser lugares seguros, que proteja quem trabalha, porque só assim se consegue assegurar a tão desejada normalidade social.

Nesta conferência de imprensa vão estar presentes representantes sindicais, destes sectores de actividade.