O Dia Nacional de Indignação, Protesto e Luta, convocado pela CGTP-IN, para o dia 9 de Fevereiro de 2023, em todos os sectores de actividade, com greves e paralisações a realizar-se em todo o País, pelo aumento geral dos salários, contra o aumento do custo de vida e pelo controlo dos preços; contra a desregulação e por horários dignos; contra a precariedade; por emprego com direitos; em defesa da contratação colectiva, pela revogação das normas gravosas da legislação laboral; pelo aumento das pensões e em defesa dos serviços públicos e funções sociais do Estado, nomeadamente no SNS e na habitação.

Neste dia vão realizar-se em vários concelhos do distrito de Lisboa, acções a partir das empresas  locais de trabalho ao abrigo de pré-avisos de greve, de plenários, muitas destas lutas terão concentrações à porta dos locais de trabalho. Em Lisboa a luta vai  culminar com a realização de uma manifestação com concentração às 15h00 no Largo de Camões com desfile para a Assembleia da República.