O CESP - Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal decretou greve para os trabalhadores do comercio para o dia 24 de Dezembro. Os Objetivos da greve são o aumento dos salários para todos os trabalhadores; a regulação dos horários de trabalho de forma a permitir a conciliação da vida pessoal e familiar com a vida profissional; o encerramento do comércio aos domingos e feriados e redução do período de funcionamento até as 22h00.

Portugal é no contexto europeu o país onde se praticam horários dos estabelecimentos comerciais mais liberais, a liberalização dos horários no comércio tem implicações diretas na organização da vida dos trabalhadores do comércio. É possível a implementação de horários regulados com a amplitude razoável, que responda às necessidades dos consumidores, e que permitam aos trabalhadores ter condições de trabalho que harmonizem o trabalho com a vida pessoal e familiar. A luta pelo aumento dos salários é justa e fundamental, os grupos económicos acumulam por dia 25 milhões de euros de lucros, ao passo que mais de três milhões de trabalhadores ganham menos de mil euros por mês e a generalidade da população confronta-se com o aumento do custo de vida e a subida dos preços, que o governo recusa travar. Estas são algumas das razões pela qual os clientes devem ser solidários com a luta dos trabalhadores do comércio, por isso não vá às compras no dia 24 de Dezembro. Boas Festas.