Lutar, Defender a Saúde dos Trabalhadores

A Secretária-Geral da CGTP-IN, esteve presente na Conferência de imprensa, promovida pela União dos Sindicatos de Lisboa.  No quadro actual da pandemia COVID-19, a decisão governamental relativa à saída do Estado de Emergência e o retorno gradual à actividade económica, levanta inúmeras preocupações e muitas dúvidas quanto à preparação das empresas e outras entidades para esta nova fase. É o caso dos milhares de trabalhadores da zona industrial e logística da Azambuja, que tem sido amplamente noticiado, onde tem havido um aumento de trabalhadores infectados. Actualmente são mais de 70 casos num espaço de uma semana. Só o Grupo SONAE tem mais de 3000 trabalhadores na logística.

Isabel Camarinha insiste que é necessário garantir condições de segurança sanitárias para todos os trabalhadores. Neste sentido, as empresas têm que fornecer aos trabalhadores equipamento de protecção Individual. Refere ainda que é preciso dar confiança, mas, para que o retorno se faça, é preciso garantir que as populações tenham os EPIs necessários para as deslocações nos transportes públicos. O Governo tem que tomar medidas nesse sentido, sobretudo quando estes trabalhadores têm salários muito próximos do SMN e não têm condições para arcar com mais esta despesa.  A Intersindical afirma, neste quadro de aumento do desemprego, que é urgente dinamizar o emprego de qualidade, revitalizador o aparelho produtivo, fazer mais investimento nos serviços públicos e nas funções sociais do Estado, combater a precariedade e cumprir a necessidade urgente do aumento dos salários.

A USL solicitou uma reunião à DGS, a propósito do aumento da infecção com COVID-19, tendo em conta que a maioria das entidades patronais apresenta enormes deficiências no que respeita à segurança e saúde dos trabalhadores nos locais de trabalho o que, em matéria de COVID-19 e face ao alarme que muito justificadamente se levantou, suscita fortes receios e preocupações aos trabalhadores. Os sindicatos estão preocupados com os possíveis focos de contágio e que possam estar relacionados com as condições de transporte e acesso dos trabalhadores às empresas desta zona industrial e logística.

Está em... Home Emprego Lutar, Defender a Saúde dos Trabalhadores