Os trabalhadores da CIMPOR - INDÚSTRIA DE CIMENTOS, SA irão levar a efeito uma greve de três dias, com início no dia 16 de Abril e fim no dia 19 de Abril, a empresa propôs 4,1%. Face a esta situação o sindicato da cerâmica e construção e a FEVICCOM realizaram um conjunto de plenários onde foi aprovada a Greve. A proposta apresentada pela administração não repõe nem melhora o poder de compra, desrespeita os saberes e competências dos trabalhadores, não tem em conta os ganhos de produtividade e não assegura uma justa distribuição da riqueza produzida.

Uma empresa com os lucros em alta não pode ter salários em baixa. Os trabalhadores não vão em discursos que elogiam os trabalhadores e desvalorizam os seus direitos e salários.

Exigem que a CIMPOR respeite e valorize quem nela trabalha. Uma empresas que lucra mais, tem obrigação de pagar melhor!

Os trabalhadores fazem Greve em luta pelos salários e direitos, mais concretamente:

• A defesa da proposta sindical de revisão do Acordo de Empresa (salários e direitos) para o ano de 2024;
  • Salários e matérias de expressão pecuniária: 8%, com um mínimo de 200,00€;
  • Período normal de trabalho: 37 horas semanais, a partir de 1 de Janeiro de 2025;
  • Anuidades;
  • Assistência na doença;
  • Retribuição do trabalho por turnos;
  • Feriados no regime de laboração contínua;
  • 15.º mês;
  • Regime de férias;
  • Apoio escolar a filhos dos trabalhadores;
  • Transportes e abonos para deslocações;
  • Alargamento da progressão de carreira de diversas categorias profissionais;
  • Criação de nova categoria profissional (Oficial de Conservação Eléctrica e Electrónica) e melhorias diversas no Serviço de Prevenção.