Os trabalhadores do SCIP desde 2023 que exigem respostas às suas reivindicações, nomeadamente sobre a urgência em normalizar os seus horários de trabalho. 

Este ano os trabalhadores já realizaram várias ações de luta que passaram por: paralisações, concentrações junto às instalações da Direção Municipal de Higiene Urbana (DMHU), entregaram às respetivas chefias um abaixo-assinado, subscrito pela maioria dos trabalhadores. 

Houve um compromisso assumido nesse dia com o STML, de resposta até fim desse mês sobre as pretensões dos trabalhadores.

Perante a ausência de respostas os trabalhadores decidiram por unanimidade, uma GREVE de 24 HORAS para 15 de abril.

Neste dia de greve, os trabalhadores deslocar-se-ão à Praça do Município pelas 10h30 com o objetivo de entregar uma Resolução ao Presidente da CML.

O SCIP é o serviço municipal responsável por garantir o controlo de pragas na cidade, seja a pedido dos serviços municipais ou dos municípios. Intervém através de ações regulares e/ou pontuais, na rede de esgotos e à superfície, no espaço público, no património municipal ou em habitações onde se verificam situações de insalubridade.

A Greve de 15 de abril assenta nas seguintes reivindicações:

  1. Normalização do horário de trabalho, assumindo a jornada de trabalho ininterrupta de seis horas diárias.
  2. Reforço do número de trabalhadores das várias carreiras e categorias profissionais.
  3. Pela importância deste serviço público municipal para a qualidade de vida de quem habita, trabalha ou visita a cidade de Lisboa.