luta petrogalO trabalhadores da Petrogal, das refinarias de Matosinhos e Sines (Grupo Galp Energia), expressaram esta manhã em Lisboa o seu protesto, defendendo o Acordo de Empresa e os direitos ameaçados. Pelas 10 horas, no Largo da Luz, iniciaram uma marcha até à sede da empresa nas Torres de Lisboa, onde teve lugar uma concentração que aguardou pela entrega de uma moção levada por uma delegação. Uma segunda concentração em frente à Assembleia da República concluiu esta jornada de luta. Os trabalhadores da Petrogal têm sido alvo de uma insidiosa campanha que visa eliminar todos os direitos conquistados por várias gerações de trabalhadores. Os direitos em vigor na Petrogal assentam na Contratação Colectiva com acordos negociados há mais de 30 anos com os sindicatos representativos dos trabalhadores, no entanto, nos últimos anos a Administração da empresa tem retirado ilegal e arbitrariamente valores substanciais dos salários dos trabalhadores, bem como a destruição dos regimes de protecção social, de saúde e reformas. A eliminação de creches e infantários aos filhos dos trabalhadores, e as ameaças a cortes nos apoios a filhos com deficiência, mostra bem a natureza predadora do Grupo Amorim, não olhando a meios para atacar os direitos e aumentas a exploração dos trabalhadores.

luta petrogal