GREVE NA GRÁFICA FUNCHALENSE POR MELHORES SALÁRIOSOs trabalhadores da Empresa Gráfica Funchalense, em Pêro Pinheiro, Sintra, vão fazer greve por 24 horas, no sábado dia 29, e reúnem-se em plenário às 22 horas de dia 28. Protestam contra a recusa patronal a negociar aumentos salariais, como informou o SITE CSRA. Num comunicado à imprensa, o sindicato explica que a situação financeira da empresa (propriedade da Global Notícias e da Sociedade Vicra Desportiva), o aumento do custo de vida e as perdas acumuladas face à inflação justificam que a administração reveja a sua posição, de forma a evitar a continuada desvalorização dos salários. Para 2016, a administração colocou aos trabalhadores a mesma indisponibilidade para aumentar os salários, remetendo, como sempre, para o âmbito da negociação colectiva sectorial, que a associação patronal boicota há mais de 40 anos e cujas tabelas mínimas nada representam para os trabalhadores da Funchalense.

Ler comunicado do SITE.

Perante este posicionamento da administração, num plenário realizado dia 14, os trabalhadores decidiram avançar para esta forma de luta: uma greve de 24 horas, com início às zero horas de dia 29 de Outubro, precedida de um plenário que começa às 22 horas de dia 28. O sindicato lembra que os trabalhadores tudo têm feito para que a empresa altere a sua posição sem conflito nem recurso à luta. Como não tiveram respostas positivas da administração, que se mantém inflexível, a greve foi inevitável. Após esta greve, os trabalhadores voltarão a reunir-se, para decidirem novas formas de luta.