A CGTP-IN convocou para a semana de 26 a 30 de Setembro uma semana de luta a desenvolver junto dos locais de trabalho designada por "Semana Nacional de Esclarecimento de Reivindicação e Luta: pelo emprego com Direitos e contra a precariedade, pelo aumento dos salários, pela redução dos horários de trabalho, pelo pagamento do trabalho suplementar, pela contratação colectiva".

Este é o tempo de intensificar o combate à precariedade e em simultâneo redinamizar a contratação colectiva e a luta reivindicativa nas empresas e locais de trabalho.

A CGTP-IN apresentou a sua politica reivindicativa para 2017, de onde destacamos:

- O aumento dos salários em pelo menos 4% e um acréscimo salarial não inferior a 40€/mês
- O aumento do salário Mínimo Nacional para 600€, com efeito a 1 de Janeiro de 2017, e a sua elevação progressiva com revisão a 1 de Janeiro de cada ano
- O aumento de todas as pensões de reforma. Como é afirmado no manifesto desta Semana de Luta ”É preciso ir mais longe e tomar medidas para reparar as injustiças…”. Para isso é fundamental ”uma mudança de fundo na política do país indissociável da valorização do trabalho e dos direitos individuais e colectivos dos trabalhadores".