18_OUT_2023Nos últimos dias assistimos a ataques indiscriminados que atingem civis, hospitais, escolas e universidades, edifícios, residências e serviços. Não há lugar onde os mais de 2 milhões de civis inocentes que residem em Gaza se possam colocar a salvo.

Numa mostra de crueldade e cinismo inqualificáveis, Israel exortou a população do norte de Gaza para sair dos seus abrigos e a deslocar-se para o sul do território (operação considerada impossível pela ONU, tendo em conta os feridos e crianças a deslocar e a sobrecarga das infraestruturas). Israel bombardeou posteriormente as caravanas de pessoas que cumpriam essa mesma orientação. Somam-se já mais de 2000 mortos, dos quais mais de 700 crianças, milhares de feridos e mais de um milhão de desalojados.

Perante este crime contra a Humanidade, a União Europeia, os EUA e países da NATO reafirmam a cumplicidade de sempre com Israel, respaldando a continuação do massacre. São incontáveis e de uma violência atroz os crimes que a cada minuto Israel comete na Palestina.

O momento exige uma forte resposta de todos os que reconhecem o valor da paz, de todos os que não abdicam de defender a verdade e a justiça. 

Neste sentido a CGTP-IN, o CPPC e o MPPM organizam uma concentração pela paz no Médio Oriente e pelos direitos do povo Palestiniano hoje, dia 18 de Outubro pelas 18 horas no Martim Moniz, à qual a USL se associa apelando aos sindicatos do distrito que se façam representar.